GESTO INÉDITO

O ANO ERA 1968, MAIS PRECISAMENTE CIDADE DO MEXICO, OLIMPIADAS DAQUELE ANO, FORAM PROTAGONISTAS DOIS ATLETAS AMERICANOS, PARA SER MAIS PRECISO TRES, UM AUSTRALIANO QUE FORA SIMPATIZANTE PARA COM O GESTO DOS DOIS NORTE AMERICANOS, NAQUELE ANO ACONTECIA UMA REVOLUÇÃO SOCIAL, CULTURAL E ECÔNOMICA, QUASE QUE NO MUNDO INTEIRO, O MUNDO ERA PALCO DE MUITA OPRESSÃO E SEGREGAÇÃO RACIAL, TODOS ATLETAS NEGROS AMERICANOS RESOLVERAM BOICOTAR, MAS NUMA REUNIÃO DE ULTIMA HORA DECIDIRAM PARTICIPAR DAS OLIMPIADAS, OS ATLETAS TOMMIE SMITH E JOHN CARLOS, SE CLASSIFICARAM PARA FINAL DOS 200 METROS RASOS E FORAM CAMPEÕS DA PROVA, PRIMEIRO E SEGUNDO LUGAR SEGUIDO DO AUSTRALIANO EM TERCEIRO LUGAR QUE ERA BRANCO, E NUM GESTO INÉDITO OS AMERICANOS, NA HORA DA PREMIAÇÃO E EXECUÇÃO DOS HINOS, SUBIRAM AO PODIUM COM MEIAS PRETAS E LUVAS PRETAS, UM ATLETA NA MÃO DIREITA E OUTRO NA MÃO ESQUERDA, COM PUNHOS CERRADOS E CABISBAIXO, GESTO ESSE QUE ASSOMBROU E ESPANTOU OS DIRIGENTES DO COMITE, AÇÃO COMUM A ESSE FATOS CORRELATOS, E MAIS TARDE O MUNDO, FORAM EXPULSOS DA VILA OLIMPICA E SEVERAMENTE PUNIDOS E PERSEGUIDOS NO RETORNO DE SEU PAÍS, SEM DIREITO A TRABALHO, ASSISTENCIA MEDICA E ESTUDOS, DERAM A VOLTA POR CIMA, PELO MENOS TOMMIE SMITH, HOJE É SOCIÓLOGO E PALESTRANDO, DEVIDO A ESSE GESTO, OUVE MUITOS AVANÇOS E PROGRESSOS, NO MUNDO PRINCIPALMENTE CONTRA A SEGREGAÇÃO RACIAL, AINDA EXISTE, MAS SÃO GESTOS COMO ESSES DE CORAGEM E INTELIGENCIA QUE CONTRIBUI PARA UM MUNDO MELHOR, FICA PARA HISTORIA, EXISTE UMA ESTÁTUA HOJE DOS DOIS NOS ESTADOS UNIDOS, TALVEZ O TEMPO CAUSE ESQUECIMENTO, MAS O TEMPO NÃO PODE APAGAR, ESTA NA HISTORIA, CONTRA A SOBERBA E ARROGANCIA DOS DIRIGENTES E MANDATARIOS.

*JDUARTE*

JDUARTE
Enviado por JDUARTE em 10/03/2009
Reeditado em 12/03/2009
Código do texto: T1478955