As águas vão rolar

Edson Gonçalves Ferreira

Conversando com a vereadora Dra. Heloísa Vieira Cerri, para quem fizemos campanha acirrada e merecida, ela nos contava que o projeto da Lagoa da Sidil vai sair até que enfim. Ficamos felizes, porque, há anos, em nossa coluna neste JORNAL AGORA, brigamos pela lagoa que, para ser inserida ao complexo paisagístico que começa com a Catedral do Divino Espírito Santo, só falta abrir dois lotes que existem, impedindo a visão da lagoa de quem passa pela Rua Divino Espírito Santo.

Aí, pensamos que “as águas vão rolar” como diz a marchinha de carnaval. Se, até hoje, o projeto ficou encalhado foi por causa de interesses diversos de especulação imobiliária. Só que, leitores e leitoras, água é fonte de vida. Na última administração de Divinópolis, estivemos na lagoa, debaixo de grossa chuva, ao lado de Humberto Pozzolini, então Secretário do Meio Ambiente, juntamente com a TV Integração, enquanto funcionários públicos tiravam aguapés e lixos da lagoa.

Agora, quando Dra. Heloísa Vieira Cerri visitou a lagoa ficou chocada com a parte que foi soterrada e com o lixo jogado ali. Até sofás velhos são encontrados lá. A Natureza, amigos, não perdoa. Recentemente, uma casa na Sidil passou por problemas, porque o piso da garagem arriou. A Sidil, na verdade, era um buracão, cheia de minas que, se não foram canalizadas devidamente e foram apenas soterradas, podem, um dia, como o diz o povo sopitar e já começaram.

Em Divinópolis, temos, agora, na Secretaria do Meio Ambiente, o jovem e culto Pedro Coelho Amaral. Ainda não conversamos com ele. Neto de médico e poeta, filho de

Dunga e Sulamita Coelho Amaral, tem, no seu sangue, o amor desmedido por Divinópolis como têm os seus familiares e, aqui, lembramo-nos de sua tia Clio Coelho Ferraz, ferrenha lutadora em prol de causas nobres no estado de Minas Gerais. Ao ouvir as palavras de Dra. Heloísa Vieira Cerri, ficamos felizes. Eles, os governantes, são autoridades e nós, poeta, mas, ao contrário do que se pensa, eles falam muito e pouco fazem, nós não vivemos nas nuvens, pisamos o chão e, hoje, transcrevemos aqui a realidade.

Depois do anúncio na Imprensa de que verbas chegaram para salvar o rio Itapecerica cujo leito está devastado com a retirada de areia e corte de árvores na área de preservação ambiental, aguardamos que o nosso ex-aluno, o prefeito Vladimir Azevedo haja e não pense em projetos megalomaníacos como algum monumento de Niemeyer. Que ele, caminhando com o povo, trabalhe para salvar a lagoa da Sidil e o nosso rio Itapecerica. Atenção, gente, olhem os jornais, vejam como a Natureza reage por todos lados. Não aguardemos que as águas rolem, descontroladamente.Respeitemos as nascentes que, ainda, temos nesta Divinópolis que caminha para comemorar o centenário de emancipação política. Sem esse trabalho, amigos e amigas, não haverá o que comemorar, não é mesmo?

Divinópolis, 10.02.09

edson gonçalves ferreira
Enviado por edson gonçalves ferreira em 10/03/2009
Código do texto: T1479313
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.