Na marcha do tempo, vem chegando o carnaval.

O tempo é um elemento misterioso. Possui a magia responsável pela ilusão, ora nos dando a idéia de que é fugaz, ora proporcionando a sensação de que é eterno! Nesta sua característica esconde-se o segredo que intriga a humanidade.

Temos a impressão que o Natal e a comemoração da passagem de ano acabaram de acontecer, entretanto, o carnaval já se aproxima e os preparativos e ensaios para esta grande festa popular vão ganhando espaço, entretendo nosso povo.

Considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo, o carnaval foi amplamente adotado pela população brasileira, tornando-se uma das maiores comemorações do país. As famosas marchinhas carnavalescas incrementaram a festa provocando um crescimento em quantidade de participantes e em qualidade na sua manifestação.

Os famosos bailes de salão marcaram época, onde um restrito grupo divertia-se de modo comedido, embora animado. A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca Ismael Silva. Anos mais tarde, transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. Desde então, o carnaval de rua começou a ganhar um novo formato. Surgiram novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo e hoje podemos dizer que o carnaval de rua tem lugar de destaque neste evento especial.

No Vale do Paraíba diversas cidades já incorporaram esta tradição crescendo na organização do carnaval de rua, sendo que São Luiz do Paraitinga destaca-se, particularmente, pela originalidade de sua expressão, conquistando a preferência de turistas de São Paulo e outras localidades. Terra de artistas e muita criatividade, São Luiz destaca a região com seus bonecos e marchinhas que surgem dos famosos festivais promovidos na cidade, antecedendo cada carnaval.

Na trajetória do tempo, modinhas se eternizaram, através das gerações, registrando parte da história desta comemoração, cuja peculiaridade é o divertimento, evidenciado na descontração e no entusiasmo colorido que o caracteriza. Marchinhas, frevos, confete, serpentina, são símbolos do sentimento espontâneo de uma irreverência saudável e divertida. A quebra de interditos em sua expressão mais singular evidencia o ritmo de suas melodias e norteia brincadeiras que amenizam, a seu modo, o peso da realidade do cotidiano.

Para alguns filósofos, sociólogos e especialistas, o carnaval é uma cessação temporária das pressões sociais, atuando como alívio e proporcionando certo equilíbrio social. Seu grande valor está na oportunidade de extravasar a euforia e distanciar-se, por alguns dias, da seriedade do dia a dia.

Passa o tempo; as brincadeiras, os costumes, as fantasias, o modo como se formatam as comemorações se modifica, mas, permanece o elemento principal deste folclore que se perpetua por sua legitimidade - a alegria – marca registrada desta festa popular. Que seja ela, em seu melhor feitio, a reinar soberana no carnaval de 2009, como uma celebração à vida e um convite ao sentimento de solidariedade.

Priscila de Loureiro Coelho

Priscila de Loureiro Coelho
Enviado por Priscila de Loureiro Coelho em 11/03/2009
Código do texto: T1480759