Os Lençóis Maranhenses


Você sabia que o Maranhão possui o único deserto do mundo com milhares de lagoas?
Pois é, o "Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um  belo e intrigante fenômeno da natureza, que tem a cidade de Barreirinhas como principal portão de entrada.
Trata-se de um Paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. Raro fenômeno geológico, foi formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza. Suas paisagens são deslumbrantes: imensidões de areias que fazem o lugar assemelhar-se a um deserto. Mas com características bem diferenciadas. Na verdade, chove na região, que é banhada por rios. E são as chuvas, aliás, que garantem aos Lençóis algumas das suas paisagens mais belas. As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área do parque formando uma paisagem inigualável." (http://www.turismo.ma.gov.br)

Bom, como bom maranhense, já fiz a minha parte, contribuindo para que aumente o turismo na região. Agora, como escritor, quero contar-lhes uma história sobre os Lençóis.
Uma bela amiga do Recanto das Letras ( e inteligente, porque todas as minhas amigas são assim: belas e inteligentes) escreveu-me, por e-mail:
"Antonio, gostaria muito de conhecer os Lençóis do Maranhão"
Respondi, rápido, porque perco a amiga, mas não perco a piada:
"Tudo bem, minha linda, vou te esperar com um pacote deles, mas não creio que vá precisar de algum lençol por estas bandas. Aqui é Nordeste, sol e calor bravos. Vai ter que dormir descoberta e, de preferência, só de calcinha."

Santiago Cabral
Enviado por Santiago Cabral em 15/03/2009
Reeditado em 15/03/2009
Código do texto: T1487378
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.