PATRULHAMENTO CULTURAL

Um país que foi colonizado como o nosso trás ainda um ranço insuportável na nossa cultura, é quando patrulhas de pseudo-intelectuais se põe a julgar qualquer manifestação de arte popular, definindo o que tem ou não qualidade.

Esses arrogantes que acreditam porque teve acesso a universidade e a informação sabe e sente mais que os outros, subestimam os sentimentos da grande maioria do povo brasileiro que não teve acesso à educação, mas trás na sua cultura a emoção popular.

Quando qualquer manifestação de arte é apreciada pela grande maioria da população é logo taxada por esses esnobes de baixa qualidade.

Na musica é onde mais aparecem as críticas desses seres superiores.

Gostar ou não de uma musica todos tem esse direito, o gosto é pessoal não se discute, mas o preconceito de achar que as outras pessoas são ignorantes porque não gostam daquilo que entendemos de boa qualidade, é pura estupidez.

Evaldo Gouveia e Jair Amorim, hoje considerados uma das maiores duplas de compositores musicais formada nesse país, por anos foram tratados como bregas, cafonas e de qualidade duvidosa por essa gente.

O povo brasileiro nunca os esqueceu, e continua reverenciando suas obras até hoje.

Nas artes plásticas, independente do conhecimento da técnica aplicada, todos têm o livre arbítrio de gostar ou não, o que vale na arte é o prazer e a beleza que trás a cada coração.

Na musica a mesma coisa, toca ou não o coração, independente da harmonia sofisticada utilizada na composição melódica, ou da qualidade do português utilizado na elaboração da letra, gostar ou não é o direito de cada um.

Eu particularmente gosto de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Amado Batista, Roberto e Erasmo Carlos, Chitãozinho e Xororó, Lulu Santos, Gonzagão, Gonzaguinha, Waldik Soriano, Silvio César, Fagner, Belchior, Ivan Lins, Marcio Greig, Noel Rosa, Adoniran Barbosa, Zeca Pagodinho, Tim Maia, Ana Carolina, Bezerra da Silva, Odair José, Antonio Marcos, Gabriel Pensador, e tantos outros que escreveram a história da MPB - Musica Popular do Povo Brasileiro.

É sempre bom lembrar que a música composta por Antonio Carlos Jobim, ou por Waldik Soriano, é MPB, musica popular brasileira.

E ninguém nascido nesse país é mais brasileiro que outro, independente das oportunidades e privilégios que teve na vida.

Se o leitor me permite abaixo registro a letra da musica “Que Queres Tu de Mim”, de Evaldo Gouveia e Jair Amorim, sucesso na voz de Altemar Dutra nos anos 60, um dos maiores cantores da MPB de todos os tempos, como Chico Alves, Nelson Gonçalves, Orlando Silva, Cauby Peixoto, Agnaldos Rayol e Timóteo, Emilio Santiago e tantas outras vozes privilegiadas do nosso país de ontem e de hoje.

Um país será na plenitude democrático quando todas as tendências da arte forem respeitadas, sem nenhuma espécie de preconceito.

Chamo a atenção para a simplicidade da letra e a beleza da consistência poética.

Que queres tu de mim

Que fazes junto a mim

Se tudo está perdido amor

Que mais me podes dar

Se nada tens a dar

Que a marca de uma nova dor

Loucura reviver

Inútil se querer

O amor que não se tem

Por que voltaste aqui

Se estando junto a ti

Eu sinto que estou sem ninguém

Que pensas tu que eu sou

Se julgas que ainda vou

Pedir que não me deixes mais

Não tenho que pedir

Nem sei o que pedir

Se tudo que desejo é paz

Que culpa tenho eu

Se tudo se perdeu

Se tu quiseste assim

E então que queres tu de mim

Se até o pranto que chorei

Se foi por ti não sei

Se não conhece a melodia ouça, com certeza se encantará.

Duda Menfer
Enviado por Duda Menfer em 15/03/2009
Reeditado em 16/03/2009
Código do texto: T1487931