É Preciso Ter Fé


Um homem violenta uma menina de 13 anos na segunda-feira. Morando numa cidade pequena, pela descrição do carro do estuprador, a polícia chegou a um grupo pequeno de suspeitos. Suas fotos são apresentadas a ela que imediatamente aponta um deles. Neste exato momento, este mesmo homem, após espancar a esposa, deixando-a para morrer na beira de uma estrada, está sobrevoando o aeroporto de Goiânia num avião roubado, com a filha de cinco anos a bordo. Depois de tentar chocar-se três vezes contra a torre de controle do aeroporto, ele resolve entrar com a aeronave pela porta principal do Shopping de Goiânia, provocando o máximo de mortes possíveis, um último ato grandioso de uma mente doentia. Por sorte, choca-se contra uma árvore que lhe desvia o rumo, fazendo-o cair no estacionamento. Morre na queda, levando a criança consigo.
Depois dessa tragédia, as páginas dos jornais, esmiúçam a vida do desgraçado. Era um homem descontrolado, excessivamente ciumento e rancoroso. O ato tresloucado foi planejado e a morte da criança era a forma mais efetiva de vingar-se da esposa. Não fica claro o porquê.
E a gente se pergunta: ele escapou impune? E todos os outros suicidas que atentam contra a vida alheia antes de darem fim às próprias?
Nestas horas, penso eu, é preciso ter fé. É preciso acreditar em justiça divina, céu e inferno, para poder suportar a angústia causada por uma situação dessas.
Assim como é preciso acreditar que há uma alma em nós à qual está destinada uma nova vida após nosso derradeiro suspiro. Que a esta alma estará reservado um destino compatível com a forma como vivemos a vida.
Fé é basicamente isso: conforto. É a fé que nos sustenta quando perdemos um ente querido ou quando vemos partir impune algum monstro cruel. É a fé que nos conforta na pobreza, na doença, na solidão. É acreditar num Deus que por nós vela que nos ajuda a seguir em frente, que nos protege dos demônios que seguem ao nosso lado, vociferando desgraças ou sibilando tentações.
A fé não irá impedir que desgraças aconteçam. Estas fazem parte do nosso aprendizado. Mas ela estará ao nosso lado para secar nossas lágrimas quando elas caírem.