Meu Pai*

De tantas coisas que recebi de presente, nesta vida, e que não me canso de agradecer, uma delas é ter nascido tua filha. Tenha certeza meu pai, que aprendi todas as lições que nos ensinou e, a primeira delas, a da simplicidade e da alegria incontida diante do que verdadeiramente amamos.

Fico feliz demais em perceber que ainda agora, aos setenta e seis anos, te alegras feito um menino, diante do bolo de aniversário e dos gestos de carinho de teus netos, teus filhos, teus genros e noras e teus amigos.

Tanto há ainda a aprender, meu pai, mas agradeço a Deus a oportunidade da lição cotidiana da responsabilidade pela vida, da honestidade, da generosidade e compaixão com os menos favorecidos que nós, do bom humor e, principalmente, a lição do destemor diante das situações da vida, mesmo as mais adversas.

Alegro-me com tua energia em ainda assumir as tarefas que sempre foram tuas e flagro o orgulho e a admiração de teus netos e netas com o Vô que lhes ensina a montar um cavalo, campear o gado, lidar com as necessidades de suas crias com a mesma disposição com que ensinou a cada um de nós, suas filhas e filhos.

A contabilidade da tua vida nos enche de alegria e felicidade. Setenta e seis anos, dez filhos, 13 netos biológicos e uma infinidade de histórias pra contar. Em cada uma delas, a marca da luta pela sobrevivência, a irreverência, mas também o cuidado e a disposição para ser feliz e fazer feliz quem, por sangue ou afinidade, está ao lado da tua família.

E só posso agradecer, pela tua vida. Ao lado de nossa mãe tens sido um exemplo para todos nós de como, em meio a tantos percalços, ser esteio e sombra, vida e luz, memória e alimento para a alma. E isso é ser família, meu pai. É ser, em essência, pai e mãe, os legítimos representantes de Deus, aqui nesta dimensão.

Agradeço e espero que esse mesmo Deus que te delegou essa função nos conceda por muito tempo ainda, o privilégio de poder comemorar com nossa grande enorme família, não só outros tantos aniversários, mas também todas as graças derramadas sobre todos nós.

Deus te abençoe, Meu Pai. Parabéns pelo seu aniversário e feliz todos os seus dias!

* Meu pai aniversariou no último dia 14 /03 e lá fui eu e os meus ganhar mais presentes da vida, no seu convívio. Retornar a casa dos nossos pais é ganhar colo e abastecer nossos corações e almas com o amor e a alegria com que nos recebem, sempre.