VITTORIO TANGERINI

OS TANGERINI VIERAM DE TÂNGER?

Nelson Marzullo Tangerini

Vindo de Bolonha, Itália, Vittorio, filho de Vicenzo Tangerini e Antonia Luminasi, foi o primeiro Tangerini a chegar ao Brasil, no século XIX.

Descendente da milionária família Luminasi, o jovem italiano resolve torrar toda a sua grana no norte da África e no Brasil, onde comprou terras e onde perdeu tudo, uma vez que era viciado em corrida de cavalo.

No Rio Grande do Sul, casa-se com Domingas Tambourindeguy, gaúcha de Bagé, filha de Jean Tambourindeguy e Catherine Danielle Arretxe, bascos do lado francês, com quem teve 3 filhos: Nestor Tambourindeguy Tangerini, natural de Piracicaba, SP, Gilda Tambourindeguy Tangerini, natural de Sacramento, MG, e que veio a falecer aos 9 meses, e Elsa Henny Tambourindeguy Tangerini d´Arcanchy, natural de Manaus, AM.

Mas qual a origem dos Tangerini? Teriam vindo de Tânger, Marrocos? Ou ganharam esse apelido [os Tangerinos], por terem negócios no norte da África?

Aquele que nasce em Tanger é tangerino [homem] ou tangerina [mulher]. Tangerini, com o “i” do plural italiano significa “os tangerinos”.

Mas falemos do professor bolonhês Vittorio Tangerini:

No dia 13 de outubro de 1930, Vittorio Tangerini conversava animadamente com os filhos, sobre o concurso de misses daquele ano, quando sentiu-se mal. Pediu licença e foi até a cozinha para beber água. Fulminado por um infarto, caiu no corredor, entre a copa e a cozinha.

Segundo Nancy, na noite anterior, ele não contara estórias para ela e Neusa – como era seu costume. Pediu-lhes desculpas. Disse que não estava se sentindo muito bem e precisava dormir. E recolheu-se.

O jornal carioca A ORDEM assim noticiou, em 16 de agosto de 1930, num Sábado, o seu falecimento:

“VICTORIO TANGERINI

Aos 70 anos de idade, faleceu ontem, em sua residência, à rua Redentor, 271 (Ipanema), o professor Victorio Tangerini, antigo lente da Academia de Belas Artes do Estado do Amazonas, da qual foi um dos fundadores, no governo do atual senador Silvério Nery.

Originário de distinta família de Bolonha, seu berço, era filho de Vicenzo Tangerini, grande industrial e primo do falecido jesuíta Soriani, que educou, no Estado de São Paulo, várias gerações, e do Dr. Olindo Malagodi, o conhecido escritor italiano que, assiduamente, aparece pelas colunas de La Nación, de Buenos Aires.

Curiosa particularidade de seu espírito, a inquietação levou-o, após percorrer a Ásia, a África e a América, a habitar todos os 21 Estados do Brasil, país a que dedicou a maior afeição, radicando-se, finalmente, nesta capital, onde deixa viúva D. Domingas Tambourindeguy Tangerini, com quem contraiu núpcias no Estado do Rio Grande do Sul, e os seguintes filhos: D. Elsa d´Arcanchy, amazonense, casada com o Tenente Camillo d´Arcanchy Filho, e Nestor Tangerini, paulista, nosso colega de imprensa, da Sociedade de Autores Teatrais.

O sepultamento realizou-se no cemitério de S. João Batista”. (*)

A revista OQA, do Rio de Janeiro, em 21/8/1930, também noticia a morte de Vittorio:

“OS QUE FALECERAM

Faleceu no dia 14 do corrente, aos 70 anos de idade, em sua residência, à rua Redentor, 71 (Ipanema), o professor Vittorio Tangerini, ex-lente da Academia de Belas Artes do Estado do Amazonas, da qual foi um dos fundadores no governo do Dr. Silvério Nery.

O extinto era primo do falecido do Jesuíta Soriani, que educou, em S. Paulo, toda uma mocidade, e do Dr. Olindo Malagodi, escritor italiano e redator especial do diário argentino La Nación.

Deixa viúva, D. Domingas Tambourindeguy Tangerini e dois filhos Elsa d´Arcanchy, esposa do tenente d´Arcanchy Filho, da Marinha, e Nestor Tangerini, nosso colega”.

Em homenagem ao pai, Nestor Tangerini escreve a belíssima trova:

“Cheio de amor e de fé

foi meu pai a minha luz,

e só não é S. José

por não ser pai de Jesus”.

[*] Republicado nos livros DONA FELICIDADE, de Nestor Tambourindeguy Tangerini, Achiamé Edições, Rio de Janeiro, RJ, 1997, e PERFIL QUASE PERDIDO – UMA BIOGRAFIA PARA NESTOR TANGERINI, de Nelson Marzullo Tangerini, 2000.

[Na foto, o cantor e professor Vittorio Tangerini, vestido de Radamés para a ópera Aída, de Verdi. Scalla de Milão, Itália]

Nelson Marzullo Tangerini, 53 anos, é escritor, jornalista, compositor, poeta, fotógrafo e professor de Língua Portuguesa e Literatura. É membro do Clube dos Escritores Piracicaba [ clube.escritores@uol.com.br ], onde ocupa a Cadeira 073 – Nestor Tangerini.

nmtangerini@gmail.com, nmtangerini@yahoo.com.br

http://narzullo-tangerini.blogspot.com/

e

http://nelsonmarzullotangerini.blogspot.com/

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 17/03/2009
Código do texto: T1491881