Tarde e Noite dos Poetas na Orla de Maceió

Na última sexta-feira 13, véspera do dia dos poetas, a partir das 17:00h, na orla de Maceió, mais precisamente na barraca Pedra Virada, no bairro da Ponta Verde, os mais famosos poetas locais ali se reuniram para declamarem os seus poemas, enquanto contemplavam a beleza do pôr-do-sol. À medida que ia anoitecendo, outros ali iam chegando, aumentando o número de declamadores. Muitos deles, em sua apresentação, diziam não ser de Maceió, mas para aqui vieram a passeio, ficaram encantados com as suas belezas e resolveram aqui morar.

Foi uma verdadeira confraternização entre aqueles talentosos poetas, levando-me a sentir-me “pequenininho”. Limitei-me a recitar apenas duas pequenas poesias do meu livreto “Belezas de Maceió, lendo-as, pois não tenho o dom de memorizar os meus próprios versos. Aliás, nunca tentei decorá-los, o que certamente faria se assim desejasse, assim como já o fiz com os de outros autores, mesmo com grande número de estrofes. Tenho frisado sempre que sou apenas um amador, sem a vocação para a profissionalização na arte. Os poucos que tenho feito são frutos da contemplação das belezas naturais, ousando transpor para o papel o que me vem na mente como resultado da natural observação do ambiente.

Deixo aqui o meu profundo reconhecimento aos verdadeiros poetas pelo que eles representam para a nossa sociedade tão carente de reflexões, salientado que a poesia tem o poder de adentrar na espiritualidade, tornando os humanos menos desumanos.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 18/03/2009
Código do texto: T1492503
Classificação de conteúdo: seguro