Convocação para Corrida Geral (Tributo aos Corredores)

A organização da sociedade esteve, até o presente, sempre baseada ou estruturada em leis, normas e regulamentos.

Temos a Constituição como a lei maior; temos o Código Penal, o Código Civil, o Comercial, a Legislação Trabalhista – CLT e uma variedade de outras leis.

As instituições, do mesmo modo, criam a sua legislação interna por meio dos Manuais, Normas e Regulamentos.

Como exemplo o Exército do Brasil tem o seu “RDE – Regulamento Disciplinar do Exército” e a maioria das instituições em que trabalhamos, o “Manual do Empregado”.

Até os pequenos grupamentos elaboram suas regras. Como exemplo, um pequeno grupo de “peladeiros” tem como uma de suas regras: aqueles que agredirem fisicamente qualquer participante da “pelada” fica suspenso doze fins de semana, ou seja, impedido de participar das partidas ou de qualquer atividade social decorrente.

Todos nós ao entrarmos no “rabo da fila”, não estamos fazendo mais nada do que obedecendo a regra: a preferência é de quem está esperando a mais tempo, ou de quem chega primeiro.

É importante o entendimento de que os regulamentos, nem sempre se encontram formalizados em documentos. Entretanto se existem grupos sociais, existem regras para orientar o relacionamento de seus indivíduos.

Assim é que, após uma árdua pesquisa com alguns corredores do maior parque do Rio de Janeiro - Aterro, resolvemos esboçar uma proposta de regulamento para esse grande grupamento que, todos os dias, se somássemos as distâncias percorridas por seus representantes, “coelhos”, “tartarugas” ou “campeões”, daríamos voltas ao planeta.

“RDC – Regulamento Disciplinar dos Corredores” é um trabalho inicial, é uma proposta de regulamentação para ser desenvolvida e melhorada pela participação representativa de corredores do mundo inteiro e, posteriormente, aprovada por maioria, não em uma Assembléia Geral, como acontece nas empresas, mas sim numa Corrida Geral.

“RDC – Regulamento Disciplinar dos Corredores” tem como diretriz básica não o controle ou a repressão, características dos regulamentos autoritários, mas sim a orientação para um viver melhor onde, pelo menos, sejamos capazes de saborear, ouvir, cheirar, sentir e contemplar os frutos desta gigantesca árvore de copa infinita e azul.

“RDC – Regulamento Disciplinar dos Corredores” é uma homenagem aos corredores, esses seres determinados, que superam seus próprios limites, participam, sem qualquer pudor, da infidelidade geral e irrestrita com a “Aurora” , bem como fazem mais belos os parques e pistas do planeta água.

Por competição ou prazer, o importante não é correr e sim fazer da corrida mais uma ferramenta para a construção de um viver melhor e mais feliz.

RDC – Regulamento Disciplinar dos Corredores

Olha aí minha gente,o RDC, Regulamento Disciplinar dos Corredores:

I - Disposição Geral

Com o objetivo de competição,

ou simplesmente por prazer,

seja qual for a sua decisão,

o importante é correr.

II – Horários

Se o horário do trabalho

conflita com a corrida,

passe a chegar atrasado,

nem só de pão é a vida.

Nas noites de insônia,

é proibido qualquer sofrer,

“clic” a telinha enfadonha

e, ao luar, saia a correr.

III – Cumprimentos

Pouco importa a religião,

a raça, a classe ou a profissão.

Todo corredor é um irmão,

obrigatória é a saudação.

IV – Acidentes de Percurso

Os gases do companheiro

estão, sem restrições, liberados,

tal como samba em Fevereiro

ou peão em feriado.

Se aquela pontada fininha

avisar para parar,

abre o jogo com o grupo,

pois é de lei esperar.

Ao cuspir todo cuidado,

não o faça desligado,

contra o vento é tiro certo

no companheiro do lado.

V – Atenção dos Sentidos

O ouvido deve ser avisado

para ficar aguçado

e, dos parques, a sinfonia

nele entre em sintonia.

O nariz deve ser convocado

a nos encher de puro ar,

do cheiro do solo molhado,

das flores, dos frutos e do mar.

Os olhos devem ser convencidos

para, do solo, desviarem sua atenção

e captarem, em flagrantes coloridos,

as imagens que desfilam na contramão.

A boca, se educada,

nunca fica ressecada.

Proibido a “fofoca”

livre a arte, o esporte e a piada.

O tato deve ficar atento,

tornando um prazer rasgado

o pulsar do corpo em movimento

e as carícias do suor e do vento.

VI – Disposição Final

A infidelidade é fato corrente.

Corredores, na mesma hora,

bebem o leite fresco no colo quente

e nos mil seios, da mesma mulher, Aurora,

e nos mil seios, da mesma mulher, Aurora.

J Coelho
Enviado por J Coelho em 19/03/2009
Reeditado em 21/06/2021
Código do texto: T1494060
Classificação de conteúdo: seguro