liçao de vida

iguaba grande,rj.março de 1976

pouco mais de meio-dia,sol a pino. o mernino recem-

chegado da escola da`ao pai um aviso,-NAO VOU MAIS A ESCOLA!surpreso,o pai lhe indaga se ele ja e homem para tomar tal decisao,ao que o garoto afirmou que sim.assunto terminado,vai o dia ate findar-se.

no dia seguinte ,as seis e meia da manha ,ao ser acordado o menino repete que nao vai mais estudar.--bom,se voce ja` e' homem,esta`na hora de trabalhar !a resposta foi um golpe seco,sem esquiva.dejejum feito,o pequeno recebe uma emxada cujo cabo havia sido cortado para combinar com seu tamanho,e ambos partem para o primeiro dia da vida de "homem" do inocente guri.

sob um sol de quase 40 graus ,dia inteiro trabalharam.a areia a sapecar-lhe os pes,o calor a castigar-lhe o corpo,e diversos calos de sangue nas frageis maos !

a mae questionou sobre o risco para a saude do filho,mas mesmo ante seus protestos o marido nao cedeu.

-- ora ,ele mao e`um homem ?eu sei o que estou fazendo !

assim foi o dia ,e apos as cinco da tarde,retornaram ambos exaustos .apos um banho e um rapido lanche,o pai chama pelo filho,que quase vai ai desespero,imaginando que receberia mais alguma tarefa a realizar.

--olha filho,(o tom era estranhamente ameno, afetuoso ) amanha volto para a enxada,e depois tambem!e quando eu chegar ao final do terreno,ate a metade o mato ja brotou de novo.eu nao tenho escolha ,filho!sabe porque ?porque na rua pirai(gramacho,duque de caxias,rj )onde eu morava,tinha a escola "AUREA BARRETO " a menos de cem metros de casa,mas eu nao quis estudar ! ! !

--voce que sabe.escola ou enxada!caso eu morra voce pode ate ficar com a minha, mas nao e`isto que lhe desejo.

na manha seguinte,temeroso pelo que o esperaria na capina,ele veste-se,toma cafe,e pega seu materialescolar ,tudo muito rapida e silenciosamemnte ,indo entao para o ponto de onibus.

enquento espera,ve seu pai aparecer no portao e meio em panico, encolhe-se todo tentando esconder-se ao lado de um senhor que estava sentado.

anos mais tarde,conclue seus estudos,sendo tido por varios professores como um aluno acima da media.

...........|&|***|&|.......

--o que um dia de enxada nao fez por mim ,hem ?

* por tudo isto,agradeço a meu pai francisco i. dos santos,a quem dedico este texto.

.............|*|&|*|...............