AS FACILIDADES E OS DESAFIOS.

É engraçado como todos nós seres humanos somos levados pelas facilidades que o mundo moderno nos põe às mãos, assim, o estudante (por exemplo) não precisa mais ir à biblioteca e pesquisar inúmeros livros para fazer um trabalho escolar, pois basta acessar o Google e fazer uma busca que encontrará qualquer assunto que queira explorar como fonte de pesquisa. Assim também gira a vida em torno do conforto que temos dentro de casa (inúmeros aparelhos eletrônicos) e com os meios de transportes, já que a maioria dos alunos não precisam mais ir à escola à pé ou numa bicicleta enfrentando barro ou estradas emburacadas; ou vai na condução da família ou em vãn alugada ou vai de ônibus.

Quero lembrar que nem tudo foi assim e as pessoas que antecederam esta nova geração passaram por muitas dificuldades para se chegar ao mundo de hoje; tão facilitado. Tiveram de enfrentar adversidades, falta de luz artificial durante a noite, falta de estradas compatíveis com a necessidade do trânsito, falta de escolas mais estruturadas, falta de material escolar compatível com o ensino de qualidade, falta de condições para ter uma boa merenda, falta de um bom emprego dos pais, para poder estudar numa cidade mais avançada em termos de progresso, falta de um ensino mais abrangente que pudesse dar aos alunos as noções exatas da realidade da vida. Entretanto, mesmo faltando tudo isso, as pessoas se viravam, passaram fome e passaram sono, para conseguir alcançar o estudo, para que pudessem ter um futuro melhor do que os pais tiveram, pois viam que os pais sofriam tanto que faziam do seu sacrifício para estudar uma mola de impulsão para aprender as coisas necessárias com o objetivo de ser alguém bem sucedido na vida.

Assim, diante dessa realidade de sacrifícios é que hoje podemos ter tanta comodidade. Mas a grande pergunta que fica é a seguinte: E os jovens de hoje? Como podem pensar em um futuro, quando encontram todas essas facilidades. Será que não irão se acomodar, achando que tudo na vida é dotado de facilidade? Esse é o grande desafio do mundo moderno. Aliás, quanto mais passar o tempo, mais difícil será das pessoas alcançarem um lugar de destaque no mundo ascendente, pois terão cada vez mais pessoas especializadas lutando pelos mesmos objetivos e isso causará dificuldades para aqueles que não se ligarem nas novidades e nas necessidades de evoluir culturalmente e profissionalmente.

A nossa vida é um desafio. A todo instante somos colocados a prova diante de dificuldades que não esperamos, mas que surgem sem avisar, porque estamos acostumados com as facilidades do dia-a-dia. Assim, fiquei pensativo ao ler uma mensagem extraída do site “Momento de Reflexão”, com o título “O Maior Desafio", de onde se extrai a seguinte lição: “Cada um de nós tem desafios diferentes. A vida é feita de desafios diários. Para quem não dispõe de movimentos nas pernas, transportar-se da cama para a cadeira de rodas, a cada manhã, é um desafio. Para quem sofreu um acidente e está re-aprendendo a andar, o desafio está em apoiar-se nas barras, na sala de reabilitação, e tentar mover o pé, depois o outro. Para quem perdeu a visão, o grande desafio é adaptar-se à nova realidade, aprendendo a ouvir, a tatear, a movimentar-se entre os obstáculos sem esbarrar; É aprender um novo alfabeto, é ler com os dedos, é adquirir nova independência de movimentos e ação. Para o analfabeto adulto, o maior desafio é dominar aqueles sinais que significam letras, que colocados uns ao lado dos outros formam palavras, que foram frases”.

Essa realidade que perambula em frente aos nossos olhos e que muitas vezes não fazemos questão de ver, são exemplos vivos de que as pessoas comuns, que não tem uma carência física, vivem em meio à tanta facilidade e não se dão conta de que precisam lutar por seus objetivos, pois o mundo é feito de uma dinâmica de renovação, exigindo que todos evoluam e não fiquem parados esperando que o mundo ensine. O mundo não ensina, o mundo exige que aprendamos a lidar com ele. Ora, considerando que não temos nenhuma dificuldade física, o pouco que a vida exige da gente é que tenhamos responsabilidade com o nosso futuro e que busquemos usar as facilidades que a vida moderna nos oferece, não apenas como conforto e bem estar, mas fazendo proveito dela para que o nosso caminho seja mais curto na busca da aprendizagem.

Esse alerta não se dirige aos adultos já formados e que já tem uma vida pronta e acabada. A sirene é acionada para os jovens que não acordaram para a vida porque estão encontrando todas essas facilidades do mundo moderno. É importante dizer a estes que a vida cobra. Hoje, podem estar vivendo num mundo de rosas, porque os pais estão por perto e não os deixarão sós e desamparados. Mas um dia esse “cordão umbilical” vai cair, até em razão da velhice dos pais ou de seu perecimento. É profundamente desolador a pessoa despertar para as responsabilidades da vida quando já tem certa idade, porque aí não terá mais forças suficientes para enfrentar as adversidades, até porque o mundo do trabalho não aceita as pessoas que estão fora de certa faixa etária que esteja fora do parâmetro da vida ativa para o enfrentamento dos afazeres próprios dos jovens.

Assim, obrigo-me a despertar os jovens para esse problema, porque sinto dentro de casa a morosidade de se reconhecer que o momento para estudar é quando se é jovem, porque depois de velho – mesmo que haja esforço – faltará energia física para alcançar algo que poderia ser alcançado no momento certo, até porque os estudos antropológicos demonstram que a pessoa tem mais capacidade para aprender enquanto é jovem.

Conclamo aos jovens que hoje gozam das facilidades que a vida moderna oferece, que não se iludam com tanta coisa à seu dispor. Tudo isso foi conquistado por alguém, antes de vocês, mas isso não quer dizer que tudo já foi conquistado. Falta muita coisa para ser revista e estudada, porque as exigências e os aprendizados nunca deixarão de existir, pois as massas humanas tendem a aumentar e a própria modernidade exige evolução, pois todo mundo se lembra daqueles computadores 'cabeça de ET' que manejávamos à 10 anos atrás. Graças à alguém que estudou e que fez evoluir as tendências da informática é que chegamos aos aparelhos sofisticados de hoje.

Concluo pedindo aos jovens do Brasil que estudem. Que ouçam os conselhos dos pais. A experiência deles, através dos erros e dos acertos do passado, são as melhores lições que os filhos podem legar. A preparação do jovem durante o ensino básico é uma herança que carregará pelo resto da vida, pois tudo aquilo que aprendem nesse momento de suas vidas será de fundamental importância para sua evolução cultural no futuro.

Machadinho
Enviado por Machadinho em 26/03/2009
Código do texto: T1506910