Mae de 4 filhos

Vou tentar ser breve, afinal é meia-noite e trinta e quatro minutos, mas só agora tive tempo. Ah, o tempo! Como voa...

Meus dias correm e eu estou sempre com mil coisas pra fazer. Fico me perguntando: “quando será que terei um dia em que eu possa levantar da cama sem pressa, ir direto para o chuveiro e tomar um banho demorado? Depois, me vestir com calma, claro, após passar um creme hidratante pelo corpo demoradamente e pentear meus cabelos com carinho? Preparar um café reforçado e saboreá-lo lendo um bom livro? Levar o cachorro para uma caminhada por umas... 2 horas? Sentar no banco do parque e vislumbrar a paisagem? Parar num restaurantezinho e fazer uma refeição leve? Voltar pra casa e tirar uma soneca? Sair com o meu carro, sem derrapar pneus, sem ultrapassar o limite de velocidade, sem rumo, só pra dar uma volta? Parar numa loja (de livros, claro) e passar umas 2 horas procurando um título? Tomar um café no fim de tarde com uma amiga, jogando conversa fora? De volta em casa, tomar um banho de banheira relaxante e preparar um jantarzinho básico? Me enrolar no cobertor no sofá e passar o resto da noite lendo um livro ou assistindo um bom filme?” – Janete, acorda!!!

Não, não, minha realidade é tão outra... Levanto da cama sempre atrasada e na pressa. Eu me sinto vitoriosa quando consigo tomar banho antes do meio-dia e se eu corto a unha, não tomo banho. Não dá tempo! Café, eu não tomo café, eu empurro pra dentro da goela, enquanto ponho sapato nos pés das crianças. Andar com o cachorro? Só tenho tempo depois das 10 da noite, uma caminhada de 10 minutos, porque neste ponto, já estou tão cansada que não aguento mais do que isso. Almoço e jantar básico? Eu que cozinho, né bem? Pra família toda e sempre na pressa. As crianças chamam meu nome umas 10.759 vezes por dia... tem dias que eu peço pra eles me chamarem pelo nome, pelo amor de Deus, só pra variar um pouco. É um que derrama o leite no chão, o outro bate a cabeça na quina da mesa e chora, a água da banheira transborda e inunda o banheiro, a panela tá queimando no fogo e o cachorro olha pra mim com cara de que quer fazer xixi – pára tudo pra deixar o cachorro sair antes que seja tarde! Um tem lição de casa e um livro pra ler comigo, (e não posso esquecer de mandar o cheque da escola); o outro quer subir nas minhas costas e beijar o meu nariz ao mesmo tempo. A outra, mais velha, não chega da escola a tempo do jantar NUNCA! E tem a outra, mais velha ainda, que me liga do trabalho pedindo uma carona inesperada.

Ai ai ai, filho é assim e vida de mae é assim, uma correria, um stress! Mas com todo o stress e correria, com todo o leite derramado e lições de casa, com toda a marrudeza da adolescência, as dores de cabeça, as noites sem dormir, os jantares e almoços que ficaram pela metade, e todo o tempo que eu não tive pra mim, digo que sou a mulher mais feliz do mundo por ter quatro filhos. E, tenho certeza, se um dia eu me encontrar sentada num banco de um parque sozinha a vislumbrar a paisagem, sairia correndo em cinco minutos, morrendo de saudade de meus filhos, pois sem eles, nada tem sentido!