Poema: gestação e transformação.

O poema não é algo estático e pode se mexer nele quando der vontade. Importante será, penso eu, buscar a sua melhor formatação, aquele encaixe entre a idéia e/ou sentimento, a forma e o conteúdo; um todo harmônico deve nascer de nosso poema!

É interessante como o distanciamento da Inspiração primeva pode nos alertar do caminho ainda imaturo do texto poético que realizamos. Eu não tenho medo de reformar meus poemas, na hora em que vejo uma melhor solução para o seu ritmo e consequentemente melhor sonoridade do verso ou versos, e por outros motivos.

As vezes, nascem versos perfeitos, até poemas inteiros sem necessária correção, todavia é exceção. O trabalho de burilamento de um poema é a importante busca pelo melhor de cada "filho" por nós criado. A Inspiração é o primeiro estágio, necessário, para quem como eu, acredita e busca tornar o poema: emocional, não significa seu único estágio, acredito... Transpiração existe também e é árdua a caminhada até o contentamento com um poema que escreva.

Já levei mais de 35 horas seguidas, em três dias, para fazer um poema de 16 (dezesseis) versos que só o considerei pronto depois de 2 (dois) meses. Veio uma "luz" que deu desfecho ao mesmo mais ou menos sessenta dias depois.

O poema, muitas vezes está sendo "formatado" em nós, na espera de seu nascimento, ele pede calma e não quer nascer antes de sua hora; há uma GESTAÇÃO e ela nos leva a escrever mais "belamente", penso eu! Podemos ficar meses em silêncio literário e desenvolver um poema ou poemas seguidos num mesmo instante do tempo cronológico de nossa vida!

Resumindo, sou defensor, num texto poético, da espera e da Inspiração, além é claro do trabalho de burilamento da Inspiração, uma fase posterior, sequencial ao poema em muitos casos, que pode levar semanas e mesmo assim, ser possível em anos após, reescrever alguma parte do poema ou terminá-lo! O importante para mim é sentir que dei, dentro das minhas possibilidades, o melhor que posso em prol de um bom texto!

Enquanto a GESTAÇÃO se dá, dentro do campo da Literatura, lemos poemas de autores clássicos e modernos, estudamos novos conceitos literários e aprimoramos os conhecimentos da Língua que praticamos diariamente; e no campo social e emocional aprendemos os caminhos mais valiosos para uma convivência humana e mais equilibrada com os sentimentos interiores e as vicissitudes da vida. Creio eu, nascer o grande poema do equilíbrio, do distanciamento primevo das emoções fortes, das revoltas, dos desabafos, etc.

Existe o tempo da Poesia em nós, este vai além do momento de dor, de euforia extrema, de revolta contra o acontecimento social que se desaprova, etc. É no silêncio e na solidão, com retidão de espírito que nasce o grande poema! Podem existir poetas que realizam grandes obras em desequilíbrio mental, em anarquia absoluta, todavia são exceções das exceções; e mesmo assim, não creio, que tempos após a “primeira escrita do poema”, antes de publicá-lo, ele não tenha refeito (burilado) boa parte da Inspiração primeva.

Abraços,

Alexandre!