http://www.graudez.com.br/litinf/autores/grimm/grimm.jpg

As primeiras leituras da escola e o mundo maravilhoso de Andersen e Grimm


“ Em kairós sou alma menina
com muito para aprender
e viver.
Eterna adolescente
sonhando de olhos abertos,
suspirando ao ler poemas e
encantada com aventuras de capa e espada.”

Frag. de “Cronos e Kairós: Temporalidades da Alma” Edna Lopes



           Sempre me pergunto por que será que, desde sempre, tudo em mim tem um quê de fantasia. Por que, quando me tornei adulta, não larguei as saias da literatura fantástica, dos contos de fadas, dos seres mágicos, dos heróis de capa e espada.
           Sempre me pergunto  mas sei a resposta, porque sei tudo que li e vivi influenciou e muito o que me tornei e, por isso, assumo esse meu lado romantico sem nenhum pudor.    
          Assumo também que meu lado criança me salva, cotidianamente, das muitas loucuras do mundo adulto.
         Dos tempos de ida à escola primária a partir dos sete anos, descobri o livro didático, suas leituras e seus exercícios. Uma festa ler tudo aquilo mesmo que não entendesse muito bem muita coisa do que estava escrito ali. Embora hoje tenha a convicção de que muitos (ou quase todos), sejam pedagogicamente questionáveis, tenho muito carinho por eles, pois sei o que significaram em minha vida.Tanto que sempre ficavam muitas lições sem responder, ao longo do ano e, nas férias, era a minha diversão, preencher o livro todo.
         Descobri também que a biblioteca da escola rural, uma velha estante de mais ou menos um metro e meio de altura por um metro de largura, guardava um tesouro inestimável. Livros, livros, e eu nunca tinha visto tantos!Grandes e ilustrados, de poucas páginas, pequenos, finos, grossos, capas de todas as cores, formatos diversos, texturas inimaginadas.
          Quando li A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS, chorei na cena em que, na casa do prefeito, ela vê, pela primeira vez, uma biblioteca e, maravilhada, pede para tocar nos livros. Na lembrança, me vi menina diante daquela estante esquisita, de olhos arregalados, cobiçosos, encantada com as possibilidades que aquela visão me proporcionava.
        Passado o primeiro impacto, deixei de brincar no recreio para ficar remexendo na estante, folheando-os, devorando os de poucas páginas e sonhando quando poderia ler um daqueles de muitas e muitas páginas. Um dia criei coragem e perguntei a professora se poderia levar algum emprestado e ela respondeu que desde que tivesse cuidado, poderia levar qualquer um. Tempos depois, ao ler Clarice, reencontrei esse sentimento em FELICIDADE CLANDESTINA. Mais que uma menina, era uma mulher tomando ás rédeas da minha vida, fazendo minhas primeiras escolhas.
           Àquela altura já havia lido muitas histórias e também havia contado muitas, de memória, a meus irmãos menores, mas queria que eles vissem as ilustrações, que me ouvissem lendo-as, com todos os detalhes. Na época não liguei quem era o autor ou os autores, mas o mundo do Patinho Feio, da Cinderela, da Branca de Neve, do Soldadinho de Chumbo, da Menina dos Fósforos, do Príncipe Sapo e de tantos, tantos outros personagens tão queridos até hoje, invadiu o mundo dos meus irmãos e irmãs e o meu e nunca mais  fui a mesma.


XX

Poema Risonho

De Edson Gonçalves Ferreira para Edna Lopes

Quanta delícia, livros de capa e espada
Embalaram nossos sonhos juvenis
Hoje, nossas palavras viram flores
Até elas, com seus espinhos, servem
Para nos tornar príncipes e princesas.
E sobre o cavalo branco das ilusões
Brigamos por amor e nobreza
Na selva de pedra
Cientes de que só assim
Só assim a vida vira canção.


Parabéns pelo seu texto que inspirou o meu que, agora, é seu. Abraço, Edson G. Ferreira

Enviado por edson gonçalves ferreira em 14/05/2008 12:53
para o texto: “Cronos e Kairós: Temporalidades da Alma”


Da Série Leituras Inesquecíveis