EDSON (coluna social publicada no Jornal Agora do dia 29.03.09)

EDSON29.03.09

Mutirão

Em excelente entrevista a Garcia Júnior, Dr. Simão Salomé comparou a formação de Divinópolis com um mutirão. Aqui – explicou – trabalham pessoas de todas as idades, desde crianças até os mais velhos, inclusive os aposentados. Foi uma entrevista soberba e Dr. Simão se referia a Divinópolis que ele conheceu, depois da década de 40, quando chegou aqui para trabalhar a convite de Dr. Lalu. Esse grande homem está preparando três livros sobre a História de Divinópolis que, aguardamos, ansiosos, porque Dr. Simão dará um nobre testemunho sobre parte da nossa História.

Complemento

Em tempo, embora concordemos com as palavras de Dr. Simão Salomé de Oliveira, gostaríamos de anotar que o bordão de Dr. Carlos Altivo é imortal: “Divinópolis é uma cidade que cresce enquanto seus políticos dormem”. Talvez, seja forte demais a frase, mas verdadeira, porque nosso povo é laborioso e não espera que soluções caiam do céu. Agora, a História de Divinópolis não começa em 1940, remonta ao século XVII e, inclusive, nosso avô chegou aqui em 1899.

Ilustrando

A História de Divinópolis começa, na verdade, no Largo da Matriz, por volta de 1706, quando foi construída a Capela do Divino Espírito Santo que pegou fogo, mais tarde e, depois, foi reconstruída. Essa nova Capela também se incendiou e, em seu lugar, foi construída a Matriz do Divino Espírito Santo que, depois, foi demolida para a construção da Catedral do Divino Espírito Santo que, na década de 1950, virou sede episcopal. Assim sendo, quando se fala em História de Divinópolis, precisamos olhar os vários livros, porque muitos apaixonados por essa cidade já escreveram a respeito dela.

Variadíssimas

*** Clio Coelho Ferraz esteve em Divinópolis, visitando a irmã Sulamita Coelho Amaral que operou as pernas e, como Sula é versátil, aproveita o tempo para fazer lindos cachecóis de crochê e também lindas peças para crianças carentes. Hoje, elas posam para a coluna que as surpreendeu. Um abraço. *** Gostaríamos, hoje, de cumprimentar algumas pessoas da equipe do governo do prefeito Vladimir Faria de Azevedo, começando com seu secretário de governo Fernando Ordones, seu assessor especial de governo João Luiz de Oliveira (Pancho), seu secretário de desenvolvimento sustentável: o vice-prefeito Francisco Martins; seu secretário de trânsito: Gentil Alberto de Menezes e, através desses, fica o nosso abraço para os demais. Felicidades. *** Dunga Amaral é um dos divinopolitanos que coleciona dados históricos de Divinópolis e aprecia e muito o assunto. Recentemente, ele nos mostrou um cartão, antigo, do início do século passado, enviado por Carlo Pirfo, pai da Mira Pirfo, para a sua avó Pia Rinaldi. Lindíssimo! E, depois, falam que Divinópolis não tem tradição!

Solidariedade

Lembre-se de que, sozinhos, nada somos e, assim pensando, ajude-nos a ajudar uma das associações a seguir: Hospital do Câncer, Samaritanas, Casa Abrigo Homem de Nazaré, Adortrans, Asilo dos Idosos, Lar das Meninas, Vila Vicentina, Casa do Portador de Câncer, Sacramento do Amor, Hemominas, entre outras. Olha, você pode prestar serviço, doar roupas e mantimentos, doar alguma importância ou, então, poderá sangue para o Hemominas.

Afinadíssimas

*** Registramos, aqui, hoje, a dinâmica equipe de delegados da Polícia Civil de Divinópolis, prestando valoroso trabalho como: Aparecida Dutra de Barros Quadros, Fernando Jorge Vilaça, Maria Gorete Rios.

*** Bem como: Maria Alice Faria, Marcelo Nunes Júnior, Mateus Cobucci Salles, Daniela dos Santos Silva, Pedro Paulo Uchoa Fonseca Marques.

*** E, ainda: Éderson Gonçalves da Silva, Frederico Raso Lopes Abelha, Otávio Luiz de Carvalho. Desejamo-lhes felicidades e muito sucesso nesse importante cargo que é vital para a vida sócio-cultural e econômica de qualquer cidade.

*** O deputado Rinaldo Valério providenciou a realização da Audiência Pública da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais que, no dia 20, aconteceu na nossa Câmara Municipal de Divinópolis.

*** No ensejo, foi debatida a questão da falta de leitos hospitalares do SUS em Divinópolis, questão crucial, porque, quando visitamos o Pronto Socorro, no início do ano, ficamos aterrorizados com o que vimos.

*** Ali estávamos por causa do falecimento da Profa. Maria Alice Mesquita Vale e, ao tentarmos usar o banheiro, como qualquer cidadão, notamos que nem porta ele tinha! Isso sem falar nas filas de pessoas para serem atendidas.

*** Todo mundo sabe da precariedade da Saúde no Brasil e, portanto, o deputado Rinaldo Valério está de parabéns e a Câmara Municipal de Divinópolis por apoiar essa causa. Afinal, Saúde, Educação, Moradia, Transporte, Alimentação são necessidades primárias!

Quarteirões fechados

Depois de ouvir muita gente boa, depois de ver os passeios alargados de nossas ruas, chegamos à conclusão de que, talvez, fosse interessante que abrissem os quarteirões da Rua São Paulo. Entre a Av. Antônio Olímpio de Morais e a Avenida Primeiro de Junho, deixariam apenas um jardim no Centro da rua e, na parte debaixo, entre Avenida Primeiro de Junho e Avenida Getúlio Vargas, abrissem também, tirando aquele galpão horroroso e distribuindo as barracas dos camelôs, eqüitativamente, dos dois lados da rua até chegar no Restaurante Popular. Não somos engenheiros, mas sabemos o que se passa nesses trechos.

Umbigo nobre

No Brasil, o presidente da República fala da Melhor Idade como ele se olhasse no espelho e enxergasse só o caso dele, porque o salário dos aposentados não acompanha a inflação e tampouco o salário-mínimo. Trabalhador aposentado no Brasil tem que trabalhar, senão passa dificuldades.

edson gonçalves ferreira
Enviado por edson gonçalves ferreira em 30/03/2009
Reeditado em 30/03/2009
Código do texto: T1513320
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.