Amazônia - Solução do Planeta

Faço quorum com todos que afirmam que o futuro ecológico da terra depende, em boa parte, de como a Amazônia está e será tratada. De que maneira devemos dar um tratamento e quais as perspectivas para o futuro? É fundamental para todos que a Amazônia deva ser tratada com cuidado e responsabilidade. Devemos ter o cuidado para que não seja devastada, fazer recuperação das áreas já afetadas, estabelecer normas concretas sobre o extrativismo e utilização racional de suas riquezas naturais para que o ecossistema não seja prejudicado. Somos sabedores que dela depende, em grande parte, a alta diversidade biológica, as reservas hídricas, além de tudo, o equilíbrio climático do planeta, sendo a nossa responsabilidade maior, a de preservá-la.

Nós, brasileiros acordamos de um sono de desinteresse ambiental. Mais do que nunca, devemos fazer alguma coisa para deter a crescente onda do aquecimento global. Esse é o grande desafio atual que temos que enfrentar ou aceitar as devastações que ocorrerão. Não é somente com 50 bilhões de dólares de investimento, previsto pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo Lula para a Amazônia, que conseguiremos diminuir o impacto do efeito estufa, provocado pelo aquecimento da terra.

No plano de Lula, nada está mencionado sobre o cuidado e a prevenção contra os eventuais impactos ambientais. Para o teólogo e ecologista brasileiro Leonardo Boff: - Só iremos salvar a Amazônia se salvarmos previamente os povos da floresta. Eles sabem já há dezenas senão milhares de gerações manejar aquele ecossistema -. Está certo Boff, os amazônidas devem ter o papel principal nesse esforço de preservação e desenvolvimento sustentável. Dependemos da Amazônia para minorar o clima e sobrevivermos.

Sabemos que o clima no planeta sempre sofreu alterações naturais e sobrevive às mudanças climáticas há milhões de anos. Atualmente essas mudanças vêm ocorrendo rápida e drasticamente. O sistema climático terrestre é bastante complexo. É inquestionável, no entanto, a existência do fenômeno, e ambientalistas e governos têm alertado a sociedade sobre os impactos dramáticos das mudanças no clima sobre a saúde humana e dos ecossistemas.

O que fazer para deter as mudanças climáticas ou minimizar seus impactos? Acredito que dependa da alteração dos hábitos de consumo, sistemas de produção e de geração de energia, dentre outras medidas é a de garantir a sustentabilidade da Amazônia e seus ecossistemas. Assim, resolveremos o problema do aquecimento global que não é simples, mas, depende do engajamento e compromisso de todos, incluindo governos, iniciativa privada, entidades e instituições de pesquisa e a cidadania.

Há anos, é disseminado, mundo afora, a idéia que os brasileiros não respeitam e não cuidam desse valoroso patrimônio da humanidade. Vendem a tese de que a Amazônia - encontra-se por nós abandonada e que seu tesouro é acintosamente dilapidado -. Justificam, assim, uma intervenção na região, sobretudo para as gerações mais jovens, que crescem sob essa fantasiosa concepção.

Não é novidade que o interesse pela Amazônia é imenso. Tão grande que já pode ser definido como cobiça. Tão explícito que é discutido abertamente, a todo o momento, numa naturalidade assustadora, pelos quatro cantos do mundo.

A Amazônia é nossa e o futuro ecológico da terra depende fundamentalmente do que fizermos com o nosso maior patrimônio natural.