A MELHOR IDADE

Em plena aula de hidroginástica, na academia Vitória Acquasolo.

-Rosa, seu marido já foi para a Alemanha?

-Ainda, não, mas ele falou para eu fazer um curso de computador. Ele vai mandar e-mails para mim, todos os dias. Legal, né?

-Então, faça o cursinho lá na Prodest, onde eu fiz. É de graça.

-É mesmo, Ana!? Que bom! Fica pertinho da minha casa!

Uma colega disse:

-Esse curso é só para a terceira idade.

-Mas eu já estou na idade feliz.

-Huuuumm... Não agrado nem um pouco desses termos que inventaram, para tampar o sol com a peneira: juventude acumulada... Idade feliz... Melhor idade... Adolescente de ontem... Jovem do século passado... Tenha dó da vovó!!! Tudo isso é papo furado! É conversa para boi dormir! E como eles dormem!

Para mim, a melhor idade é quando a gente tem 18 aninhos. Nessa época, eu não tinha nada, nada, nada; nem gripe forte me pegava.

E vocês querem saber de uma coisa, “garotas”? Nós estamos na idade do lucro - o que vier está bom - e do agradecimento: obrigada, meu Deus, pelos meus 59 anos.

-Senhor, eu te agradeço por ter feito 86, no mês passado.

-Graças a Deus, cheguei aos 80, quase inteira.

-Gente, o negócio é saber se controlar, para ter uma boa qualidade de vida, ué!

-Mas, professor Marcelo, eu vivo me controlando. Eu controlo a anemia, o colesterol, a osteoporose, a tireóide, a gastrite, a vista...

-Ana, você não vai acreditar! Sabe a dona Jasmina?

-Não a conheço, Rosinha. Quem é ela?

-É a mãe da minha vizinha, que tem 89 anos. Na semana passada, ela fez a travessia a nado, na Curva da Jurema, e...

-Morreu!!!

-Não, “menina”! Ganhou uma medalha, para a faixa etária dela.

-Minha nossa!!! Que façanha, hein?! Bela lição de vida!

E ela competiu com quantos nadadores, Rosa?

-Com nenhum. Só tinha ela, nessa categoria.