HONESTOS?ÉTICOS?ONDE???

Em várias situações, a noção de honestidade de algumas pessoas é convenientemente distorcida, e só acontece diante de fatos aparentes, mas deixam bem a desejar quando realmente denotariam integridade moral.

Muitas estão optando em viver, conduzidas unicamente pela ganância, pelo desejo de ter, ou pelo menos fazerem de conta que têm, e agem como se acreditassem que desonestidade e falta de ética, fossem sinônimos de esperteza e inteligência. Para elas, aquela frase que diz que “os fins justificam os meios”, é lema na condução dos seus atos e no encaminhamento de suas vidas. Qualquer comportamento que tenham, objetivando o lucro se justifica. Não importa qual seja, ou quantas vidas tenham sido prejudicadas.

Para elas, tudo tem um preço. E ao que parece, inclusive elas!

E a ambição desenfreada prevalece nas mais variadas formas de se relacionar. São laços familiares sendo negligenciados, colocados como inexistentes, simplesmente pelo desejo de se ter mais, de se levar vantagem, mesmo tendo plena consciência de que alguém está sendo muito prejudicado. Que a vantagem que está levando, acarreta desvantagem ilegal para o outro. São os convenientes esquecimentos dos direitos de alguém, para se ter acesso e tirar proveito de tudo que seja possível. Ou impossível, quando se trata de direitos que não lhe pertencem. São tantas brigas familiares, onde alguns querem levar vantagens sempre, não abrindo mão em nenhum momento. Mesmo quando algum membro fica totalmente excluído. E irmãos, criados juntos, numa mesma casa, pelos mesmos pais, facilmente excluem algum. Conseguem apagar da memória, lembranças agradáveis de infância passadas juntas. Simplesmente para não ter que dividir, para não ter que fazer valer o que sabem ser o justo, o correto. Pela ambição totalmente desonesta. Pela ganância, não se percebe a preocupação de se lembrar da ética, da noção de justiça. Levar vantagem é mais importante, mais valorizado do que agir de maneira correta. Institucionalizou-se, por mera conveniência, o “jeitinho”. Ser “esperto”! Levar vantagem é o que realmente importa! Algumas pessoas estão tão facilmente corrompidas! Se rendem de uma maneira fácil por demais, ao ganho material. E para se ter acesso a um direito incontestável, muitas vezes, são necessárias brigas homéricas, desgastantes. Prezar de verdade a justiça, brigar para que se cumpra o certo, é visto como defeito. Como característica negativa! Insistir em não se calar diante de atos ilegais e eu diria até mesmo imorais, do ponto de vista ético, é motivo para se ficar na linha de um tiroteio! E ser atacada por todos os lados. Porque se dizer honesto, fazer questão de se apresentar na vida como uma pessoa justa, para muitas pessoas parece que já é o bastante. Se contentam em fazer de conta. E fazer de conta e tão fácil! E tão frágil! Mas este faz de conta é facilmente desmascarado, quando estes “espertos” falsos honestos, precisam provar na prática a honestidade, a ética e a noção de justiça que tanto bradam. Para não perderem o que sabem que não lhes pertencem, brigam, se irritam. Maltratam quem quer que seja!

Quando se vive sem ser incomodado, usando e abusando daquilo que se considera direito, se dizer honesto, ressaltar a todo momento, e para todos com os quais se convive, do quanto gosta de tudo certo, dentro dos conceitos éticos e de acordo com o que é legal, é tão simples! Palavras são tão fáceis de serem pronunciadas! Mas, muitas vezes, naqueles momentos quando realmente se tem a oportunidade, de através de comportamentos práticos, dar uma real demonstração do caráter.. Bom, nesta hora, tudo muda de figura! Quando se sentem ameaçadas nas injustiças com as quais se acostumaram, o discurso de honestidade, a afirmação de que gostam de tudo correto, cai por terra!

Para algumas pessoas, ao que parece, a parte mais sensível do corpo, é o bolso. Sentem-se bastante incomodadas quando a situação as obriga a mexerem nele. Defendem esta parte, com toda a força que possuem. Muitas, usam a estratégia do ataque como melhor defesa. E com isso, nem mesmo se importam, se o órgão do outro que está sendo atacado, é o coração, através da afronta a sua sensibilidade e boa fé!

Francisquini
Enviado por Francisquini em 04/04/2009
Código do texto: T1522655
Classificação de conteúdo: seguro