Brazil Brazileiro

Pimenta, carrinho de controle remoto, io-iô, televisão, banana, sapato, toalha... DVD, perfume, colar, melancia, celular, moletom, flores, maquiagem, sofá...

Brasil, meu Brasil brasileiro... Brasil, se for brasileiro mesmo, é assim. Cheio de cantos, feiras, ruas, bairros, departamentos, shoppings populares. Cheio de “tem-de-tudo-quase-tudo-tem”. Abacaxis, lapiseiras, batons, bombons. Tudo em promoção, oferta, liquidação. Leve dois e pague um. Cabrobó.

Povo brasileiro de fora... Povo do resto do Brasil dos states... Não! Nada disso! “Bruazil bruazileiro” não é nada disso, não. Chega do céu azul no solo verde e amarelo e recebe um “Wellcome” limpo e pelado de feiúras das grandes metrópoles e das espessas periferias banguelas. E sobe pra Costa do Sauípe ver mulher pelada dançando axé, índio vendendo cocar, baiana fazendo acarajé, Ronaldinho´s desfilando futebol, Daniela Mercury no trio do carnaval e a Rede Globo de Televisão no Rio de Janeiro. “Bruazil é o paraíso!”.

Brasil, não mostra a tua cara. Porque quando “a gente” vem dos EUA, Europa, Angola, free shop é do lado de dentro e não lá fora.

Carol Bahasi
Enviado por Carol Bahasi em 08/05/2006
Código do texto: T152431