É TEMPO DE QUARESMA!
Quem é bom de adivinhação, decifre esta:
Fênix nas cinzas nascida
Mostro ser no meu começo
Estou de negro  vestida
E de mais dias pareço,
Do que sou pela má vida
De ser triste me não pejo
Nem quem o sabe,se espanta;
De sete filhas desejo
Saúde e vida a mais santa
Que sempre em doenças, vejo.
Segundo Francisco Lopes,a quem se deve o registro destes versinhos,eles eram muito cantados no Portugal seiscentista,para descrever a quaresma.Senão,vejamos:a quaresma começa numa Quarta-Feira de Cinzas,veste-se de negro e de sofrimento,por ser o período da Paixão e também pelos jejuns,abstenções e mortificações,ou seja,maus dias.e as sete filhas são as sete semanas,sendo a semana santa chamada de Endoenças.
Hoje,com a lassidão dos costumes,está tudo mudado;porém,as quaresmas de antigamente,eram dureza,meu irmão!Devia-se comer pouco e parcamente, vestir-se modestamente e bater nos peitos pedindo perdão pelos pecados(mea culpa,mea culpa);nestes tempos de peitos siliconados,se as mulheres batessem nos peitos não correria o risco deles se romper?
No Portugal quinhentista,quem vendesse carne durante a quaresma ,corria o risco de ser condenado a pena capital.
Nas sextas-feiras santas as pessoas deveriam se benzer,antes de sair de casa,para não ficar sujeita á tentação do Sujo,Cão,Tinhoso,Compadre ou seja lá que nome tenha.Seria interessante não morrer durante a Quaresma,pois,talvez por ser feriado lá no Céu,também,o Judiciário não se reunia para julgar a alma,que tinha que esperar romper a Aleluia.
As relações íntimas eram proibidas, mesmo entre casais;era o tempo do balaio fechado,as “menininhas boas de famílias más”,ficavam sem trabalho e sem comida;os maridos de mulher feia adoravam não ter que cumprir as chamadas obrigações conjugais e ,o curioso é que,as mulheres casadas não tinham enxaqueca;devia ser milagre do Crucificado.
Mas, afinal, o que é a Quaresma?Trata-se do espaço de 40 dias de jejum (contemplação, abstinência e mortificação)que começa na Quarta-Feira de Cinzas e vai até o Sábado de Aleluia.É um período de penitencia.
Os antigos cristãos tinham apenas uma refeição ao pôr do sol, chamada ágape;depois,esta refeição passou a ser feita á noite,eram as consoadas,de origem romana,a consoalia do deus Consus,que vem de conserere,semear;era uma festa pública em que se compartilhava comida e bebida á vontade;daí as consoadas em família,lautas refeições movidas a bons vinhos e bacalhau,pastéis de Belém e queijadinhas de Cintra.Bons tempos!
Desejo a todos vocês uma Páscoa cheia de alegrias e doce como chocolate.

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 09/04/2009
Código do texto: T1530659
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.