TÔ VIRANDO PASSARINHO
 
 
Em busca de solução para minhas dores, recentemente, fui submetida a tomografia abdominal, exames sanguíneos para investigar a tireóide e a mais dois exames horrorosos: ultrassonografia endovaginal e colonoscopia. Horrorosos SIM! Vai ter suas duas “portas” introduzidas por uma mangueira preta e depois me diga se é gostoso.
 
O diagnóstico principal apontou diverticuloses, umas bolsinhas que podem aparecer no intestino grosso de quem já teve ou tem prisão de ventre. Para quem não sabe, é a mesma coisa que ocasionou a diverticulite, doença que matou o presidente Tancredo Neves.
 
Segundo o médico que diagnosticou a doença, a partir de fevereiro de 2009 e para o reeeeeeesto de minha vida, eu estou proibida de comer batata, farinha, aipim, inhame, feijão, carne vermelha e o pior: de beber cerveja. Em outras palavras, eu tenho de comer frutas, legumes, verduras e carnes brancas. Ninguém merece! Nunca tive vocação para ser coelha! Já imaginou o meu sofrimento vendo os amigos comendo churrasco ou feijoada e eu roendo uma cenoura?
 
Se eu estou seguindo a dieta? Olha, até que estou conseguindo modificar minha alimentação, mas a cerveja da quarta-feira à noite eu não deixei não, porque ela é remédio. Como assim? Ora, ela solta a minha língua, eu desabafo, desopilo o fígado e evito de ingerir Lexotan, Rivotril, Omigren e outras drogas piores, que tantas amigas “certinhas” ingerem para aguentar os trancos da vida.
 
Inconformada com essa dieta, tenho pesquisado umas alternativas na internet e descobri a “linhaça”, que nada mais é que semente de linho.  Trata-se de uma sementinha escura parecida com alpiste e é o panácio (remédio milagroso) que o homem buscava. Dados de pesquisa disponíveis em http://www.segs.com.br/linhaca.htm, indicam que basta aquecê-la durante 15 minutos, triturar um pouquinho, ingerir no máximo uma colher de sopa por dia e guardar o restante em geladeira.
 
Segundo o referido site, “na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.” 
 
As propostas de ingestão são tentadoras: para rejuvenescer, abaixar o peso, combater a anemia, auxiliar no combate ao câncer de mama, de próstata, de cólon, de pulmão, etc... para auxiliar no combate à acne e no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e da menopausa, para diminuir o risco de aterosclerose e para controlar o diabetes.
 
Pensa que acabaram os benefícios da sementinha milagrosa? Ela é boa para a vitalidade física, para pele e cabelos, para os sistemas digestivo, nervoso, imunológico e cardiovascular, e também para combater as doenças inflamatórias, a agressividade e obesidade, além de ajudar a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a retenção de líquidos.
 
Pelo sim ou pelo não, eu estou igual a passarinho: como meu “alpiste” toda manhã e acho até gostosinho. Se eu estou com fé? Claro! Você costuma ver passarinho morto sem que ele, sonsamente, tenha atropelado alguma vidraça ou que algum moleque o tenha abatido com uma pelotada? Com um pouco de sorte, quem sabe eu não aprendo a voar também?!


 
 


 
NORMA ASTRÉA
Enviado por NORMA ASTRÉA em 10/04/2009
Reeditado em 26/08/2013
Código do texto: T1532754
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.