Todos nós sabemos o real significado da Páscoa, o renascimento...

Dando um outro enfoque ao mesmo tema da Páscoa, fiquei lembrando que todos nós, em nossa infância, para alguns distante, para outros recente , não importa, vivenciamos essa mesma semana santa de hoje com uma grande e maravilhosa expectativa.


Se nos comportássemos bem, receberíamos a visita oficial do amigo coelhinho, que no domingo de Páscoa, deixava ovinhos pintados e também de chocolate, arrumados num ninho que deveria ser procurado.

Antes disso, porém, ele passava todos os dias que antecediam essa festa para deixar uma marquinha sua no chão, junto com um ovinho...

Lembro das sextas-feiras santas que eram todas feitas de um profundo silêncio.

Pela manhã, cedinho, sentia-se o aroma da marcela, que dizia a tradição,se colhida na madrugada de sexta-feira santa, tinha um efeito especial para quem a consumisse.

Músicas, só sacras se escutavam...

Era todo um ritual, um ar solene que se instalava.

Parecia que até o dia, em si, ficava nublado , parecendo entristecido, e então, no sábado de Aleluia, o sol reaparecia e com ele, a alegria.

Finalmente, chegava o domingo de Páscoa...

Ninhos cheios que tinham que ser encontrados nos lugares mais estranhos, pois eram escondidos pelo coelhinho, dores de barriga, erupções na pele, pela quase intoxicação pelo chocolate em exagero...

Assim era a Páscoa!

Sabia-se do sentido cristão dela, do real dono da festa, mas o que importava era a alegria do coelhinho.

Isso tudo são lembranças e fazem bem ...

Hoje, esse ritual é ainda repetido aqui em casa, pela presença de netos, que, na mesma expectativa, curtem tudo isso.

Nós, revivemos com eles toda essa magia.

Certamente, há quem critique a permanente repetição dessa tradição.

Porém, pensamos que nossas crianças já são aviltadas por tantos e tantos problemas que são obrigadas a conviver em suas vidinhas, que elas terão, ao seu tempo e hora , a clareza e discernimento para entender tudo isso e tenho certeza, que se oportunidade houver, elas estarão repetindo, daqui a alguns anos tudo isso, repartindo essa magia novamente, agora com seus filhos e netos.

Chocolate em excesso faz mal?

Sabemos que sim.

Porém, vamos deixar com que elas se lambuzem com moderação, que curtam o coelho e tudo o mais, enquanto lhes cabe curtir...

Haverá o tempo em que, fatalmente, serão adultas e então, tudo será diferente.

Nós, os adultos, sabemos que a Páscoa, significa o renascimento, a renovação...

Chegará o tempo delas também...

A cada instante estamos nos renovando. É um renascer o tempo todo .

Novas oportunidades de aprender, reciclar e isso significa que também deve existir a morte a cada instante.

Que todos nós consigamos fazer "morrer" as coisas negativas, transformando-as, para que a ressurreição ocorra dentro de cada um de nós, irradiando essa boa nova para todos e por onde passarmos.

Quando tudo se renova, é a vida que retorna, nos mostra mais e mais caminhos, para que consigamos ser mais felizes, sempre melhores , e assim, nossa caminhada seja feita acompanhada de muita e muita LUZ.

Que a Páscoa seja , um "ninho" com a mistura de um pouco de tudo isso, da nossa infância, dos ovos, chocolates e principalmente, de um belo renascer... FELIZ PÁSCOA!( Chica )

Neno



Gui



Santiago , me ajudam para  deixar os meus melhores desejos pra cada um de vocês nessa Páscoa.

Que tenha a alegria das crianças, muito amor e tudo mais! Um beijo,chica

000o000o000o000
Aqui, o recadinho diário...Até na Páscoa!
http://www.meuscanteiros.net/blog.php
Rejane Chica
Enviado por Rejane Chica em 11/04/2009
Reeditado em 11/04/2009
Código do texto: T1533295
Classificação de conteúdo: seguro