O TÚNEL DO TEMPO

À vezes, nos meus dias de nostalgia, quando eu vejo a velhice se aproximando como um cão perdigueiro amarrando a sua presa, numa fuga, regresso ao passado, como se entrasse no túnel do tempo e faço uma viagem maravilhosa. Nessas horas parece-me a mim que busco no passado forças para os meus músculos já combalidos, inspiração para minha alma às vezes ferida, luz para o lusco-fusco dos meus sonhos quase mortos.

E começo a viagem. Etapa por etapa vou registrando fatos, recordando episódios, revendo velhos amigos – mortos e vivos – personagens da história da minha vida.

Nessa caminhada de retorno eu vou me surpreendendo com momentos deliciosos: lugares, fatos , episódios, pessoas; restauro monumentos, rejuvenesço velhos, ressuscito mortos, relembro a vida e vou me enchendo de muita saudade.

Mas é na adolescência que eu me detenho a contempla-la extasiado, embevecido, como um menino que vê um brinquedo que não pode mais tocá-lo.

Eis-me ali na mais bela praça do mundo – a praça encantadora da minha adolescência e palco das minhas mais gratas recordações: Dois coretos belíssimos de onde se ouviam as retretas entoando dobrados em competição. Qual a melhor banda? A Lira dos Artistas ou a Filarmônica Filhos de Apolo? E nós as ouvíamos enquanto brincávamos, descuidosamente, no imenso tapete de conchinhas da nossa amada Praça da Purificação: Picula, pião, chicotinho queimado, bola de gude eram as nossos diversões e os nossos vícios; pretos e brancos, ricos e pobres, todos nos misturávamos numa homogeneidade eclética e quase perfeita: Rodrigo Leal, Zé Pequeno, Rogério Rego, Nego Lustroso, Valter Ratinho, Jamú, Pedrinho Muricy, Nego Dudu, Pamí, Rodrigo Salles, Afonsinho, Layrton ( Ah! Layrton – o Buck Jones – a maior versatilidade em esportes que eu já conheci e um humorista de primeiríssima água) ...

É hora de voltar ao presente. O cão velhice está ansioso para agarrar a sua presa. Não devo me fazer de rogado. Eu vou. Que jeito? Mas deixo o meu protesto e vou com muita saudade.

Raymundo de Salles Brasil
Enviado por Raymundo de Salles Brasil em 10/05/2006
Código do texto: T153495