Pirenópolis, um lugar de sonho

“Pirenópolis é uma pequena cidade do interior de Goiás, tombada como patrimônio histórico nacional. Consagrado pólo turístico regional, guarda em seus casarões seculares um retrato vivo da história goiana. Cercada por natureza exuberante, oferece a seus visitantes, agradável estada com diversos atrativos naturais, como cachoeiras, reservas ecológicas, parques e mirantes, além de uma farta culinária e festividades folclóricas tradicionais. Vale a pena conhecê-la.” www.pirenopolis.tur.br/portal/index.php

Gostou do lugar desde o viu, pela primeira vez, numa reportagem de um telejornal. Suas ruas enladeiradas, seu casario de janelas convidativas, seus monumentos seculares, sua natureza de lugar exótico. E quando a câmera focalizou o rio que cortava a cidade, foi paixão instantânea!

- Que lugar incrível! Um dia estaria ali, pensou, com o olhar sonhador.

Passaram-se os anos, mas sonho que é sonho não se esquece, fica adormecido, quietinho, no fundo da alma. Um dia a oportunidade de conhecer o lugar apareceu e ela vibrou, lembrando da reportagem e pensando em cada lugar que queria conhecer.

Naquela tarde, desceu encantada a rua de pedras irregulares, fotografando com a alma cada detalhe, sorrindo e cumprimentando cada transeunte. Não tinha pressa. Entrou nas lojas, curiosa, querendo saber minúcias, sentir o cheiro, a alma daquele povo, que lhe parecia o mais simpático do mundo. Em pouco tempo, percorreu o trajeto entre o hotel e a ponte, com seu riozinho impassível e belo. Era como se reencontrasse um velho amigo.

- Rio das Almas, minh’alma te cumprimenta!

Sorrindo de felicidade, sem se importar com os olhares curiosos, desceu até ele, tirou as sandálias e entrou chapinhando a água fria, sentindo o pedregulho massageando seus pés, acarinhando-os.

- Delícia, delícia!Era como voltar no tempo, ser criança outra vez. Não resistiu e entrou mais um pouco pulando as pedras. Foi conversar com uns meninos que empunhavam seus anzóis, esperançosos pelo peixe do jantar. Contaram-lhe que moravam por perto e o rio era o melhor lugar de se brincar, por ali.

Continuou sua caminhada de reconhecimento. Aquele lugar povoou seus sonhos por tanto tempo, que tudo lhe parecia muito familiar. Durante os dias que passou naquela cidade, fez esse trajeto diariamente, mudando de direção algumas vezes, tomando outros rumos, para conhecer novos lugares e se encantar sempre com a beleza tão presente em tudo.

Ocupava-se o dia inteiro, mas o fim de tarde era seu e da cidade. Transitava pelas ruas, sentia seu cheiro, embriagava-se com suas cores, encantava-se com seus personagens, que pareciam saídos de um álbum de fotografias.

Não procurava companhia para esses passeios, embora aparecessem. Preferia o silêncio, pois gostava de sentir, com mais intensidade, a música das ruas, dos falares diversos, espreitar, sem nenhum pudor, a rotina dos moradores e da cidade, o calor e a aura de mistério dos seus monumentos.

Conheceu muita gente interessante, lugares charmosos e encantadores. Amou cada momento que esteve naquele lugar e se despediu com o coração pleno de quem realiza um sonho. Com a serra dos Pirineus emoldurando cada pôr do sol, Pirenópolis continua sendo sua Shangri-lá.

XXXXXXXX

Há alguns anos atrás, passei dias maravilhosos nessa cidade.Mesmo trabalhando muito, aproveitei cada momento em que tive a oportunidade de visitá-la. Espero que continue linda e humana, como a guardo, no meu coração.

Da série VIAGENS E LUGARES INESQUECÍVEIS.