PERGUNTAS DE CRIANÇA

Quando crianças, meus filhos (hoje com 22 e 24 anos) me enchiam de perguntas: Por que a água do mar é salgada? Peixe dorme? Coelho bota ovo? Papai Noel é casado? Se eu andar de avião, eu consigo ver o vovô que foi morar no céu? Se Deus é nosso papai do céu, então, quem é nossa mamãe?...

Às vezes eu enrolava daqui, enrolava dali, mas sempre dava uma resposta convincente (ou quase!) e que não confundisse a cabecinha deles.

Sempre procurei não iludi-los com a existência do Papai Noel, do Coelhinho da Páscoa tampouco da cegonha... Aliás, foi justamente essa ave pernalta e migratória a que mais dor de cabeça me deu. Como toda criança jamais para na primeira pergunta, certa vez, numa dessas costumeiras sabatinas, eles quase me deixaram enrolado: lembrando-me de que eu havia dito a eles que a história de as cegonhas trazerem os bebês para as famílias era mentira, era só uma lenda, perguntaram-me, então: como é que os bebês chagam em nossas casas e como eles entram na barriga da mamãe?

Gaguejei, pigarreei, mas finalmente soltei a já tradicional história da sementinha. Disse-lhes que “papai do céu nos dá uma sementinha e nós a plantamos na barriga da mamãe”.

− Mas como você plantou a sementinha na barriga da mamãe? Você cortou a barriga dela? Ela chorou? E depois, como é que o bebê sai? – sabatinava-me, insistentemente, um deles.

E novamente o pigarro me veio à garganta. Nessa hora, minha esposa levantou-se e foi procurar algo para fazer, eximindo-se assim de ter que ajudar na resposta. “Essa é com você!” – disse-me sorrindo e saiu.

Tentei desviar o rumo da prosa, mas eles não deixaram. Comecei, então, a explicar-lhes tudo, mas tudo mesmo!... Desde quando o homem e a mulher se conhecem e começam a namorar até a hora do parto. Só não lhes disse que não havia a necessidade de se casar para se ter um filho. Isso sim iria confundir a cabecinha deles.

Depois de um certo tempo buscando, cuidadosamente, palavras para explicar-lhes como eles vieram ao mundo, um deles me saiu com a pérola:

− Eita, pai!... Então você e a mamãe fizeram isso duas vezes?