Doloroso mas gratificante

Porque é tão difícil conhecer a si mesmo? Conhecer o mundo que nos rodeia e que influi tanto em nossa vida? Porque é tão difícil compreender certas atitudes, amar o outro com suas falhas, respeitar as diferenças ?

Deveríamos nascer com manual de instrução. Um manual que nos ensinasse a conhecer nossa vida interna, a conhecer nossa individualidade. Que nos ensinasse como não nos sentirmos tão desorientados e pessimistas, mediante esse vazio incomensurável que insistentemente nos penetra e cria raízes dolorosas.

É doloroso o processo que temos que passar para crescer um pouquinho mais a cada dia de nossas vidas. Para evoluir... Para aprender a pensar e a sentir as coisas de uma maneira menos egocentrista. Para refletirmos e entendermos os acontecimentos com base em nossa sensibilidade.

Muitas vezes passamos a vida prisioneiros de nós mesmos, de nossos traumas, medos e frustrações.Não usamos o nosso livre-arbítrio, e vamos perdendo nossa vida. Ela vai escorregando por entre nossos dedos. E vamos vivendo aprisionados por nossos próprios erros e o que é pior, muitas vezes pelo erro dos demais.

É difícil demais, é doloroso demais...alcançar a sensatez necessária para aceitar e compreender a altíssima finalidade de tudo o que acontece conosco e com os outros.

Ideal seria esse manual vir com instruções precisas a respeito dos desígnios de Deus para cada um de nós.Tão bom seria ter uma compreensão mais sólida, mais plena sobre o mal e o bem. Seria muito bom saber seguramente, o porquê de tudo...

Hoje foi um dia em que a minha sensibilidade, a minha intuição e a razão não tiveram sucesso algum, diante do que se passou diante de mim, dentro de mim... De repente meu mundo caiu e a fragilidade humana, cega, surda e incapaz de decifrar o enigma, fizeram-me perder o equilíbrio, a paz e a alegria de outrora.

É doloroso ver-se diante de seres dotados de sentimentos torpes. Que não tem conhecimento algum das leis universais que regem o mundo, a vida...Que não se deixam penetrar pelo criador, envolver, sentir e viver de acordo com as leis divinamente universais.

Confesso que a dor que me consumiu, levou-me ao esquecimento de mim mesma, onde involuntariamente encarcerei meu próprio espírito.Fiquei remoendo e dando dimensões exageradas e infundáveis as minhas deficiências, que no momento exercem maior predomínio sobre o meu próprio ser.

É bastante difícil e doloroso encontrar pessoas que têm alguma afinidade com minhas inquietudes espirituais. As pessoas parecem não procurar a mesma fonte que eu procuro, a fonte do aperfeiçoamento. É complicado entender o que ocorre dentro de mim...

Acho que raras são as pessoas que tem consciência do que pensa e faz ou deixa de fazer, ou seja, não esta atenta a tudo que está acontecendo consigo e a tudo que suas ações fazem com os demais. Se destraem com facilidade, dando pouca importância a coisas que deveriam merecer sua atenção maior.

Procuro no esparramar dessas letras um controle sobre meus sentimentos, uma compreensão sobre as mudanças que ocorrem dentro e fora de mim em certas ocasiões. Preciso do saber transcendente, que é na verdade o aperfeiçoamento necessário para a minha serenidade mental e espiritual.

O que na verdade absoluta desse momento só meu, desse desabafo único e ímpar, é algo dificílimo e dolorosíssimo, pois requer um escancaramento, uma abertura total da minha revolta, da minha incapacidade de aceitação e da minha pouca evolução.

Não é nada simples abandonar velhos conceitos, muitos até já convertidos em preconceitos. Sei que para minha paz interior esse saneamento mental é indispensável, caso eu queira evitar perturbações inúteis e maléficas ao meu ser físico, mental e espiritual.

O senso prático da vida nos diz que, se um conceito, um hábito, ou o que for, não nos serve ou nos faz algum mal, devemos descartá-lo, mas... Eis aí a difícil tarefa... A tarefa de se preparar com a melhor disposição de ânimo para combater essa enxurrada de maus fluídos e negatividade que muitos seres que nos rodeiam jogam sobre nós.

Mas a partir do momento que conseguirmos apenas encontrar forças para lutar contra elas, já começa a surgir uma nova realidade diante de nossos olhos. E consequentemente passamos a experimentar uma gradual e positiva transformação psicológica, mental e espiritual. que nos levará a compreender melhor que temos poder para reverter forças negativas em positivas. E que essas conquistas diárias vão abrindo portas e janelas inteligentes dentro de nós que vão movendo dínamos de vontade de prosseguir, de se tornar vitorioso, criando assim auto-defesas contra o mal e adquirindo sabedoria para forjar um destino melhor.