TREM PARA AUSCHWITZ

Hoje é domingo de páscoa, na cidade em companhia de meu filho, observo as vitrines das lojas cheias de figuras coloridas e rostos transfigurados. Meu filho não pergunta nada apenas observa o mundo debaixo de sua inocência precoce. A rua poluída de carros e a fumaça das chaminés corroem nossas vidas pobres. Voltamos a caminhar na beirada da avenida, agora sem ater-nos as coisas da vida, fitamos nossos desejos nos rostos contentes dos homens e mulheres que freqüentam o restaurante da esquina, de modo repentino dou conta de que meu sofrimento é tão pequeno... cubro os olhos de meu filho, caminho depressa, na ladeira da rua seguinte eles espreitam. Corro. Já atemos nossos desejos aos prédios altos e coloridos, um cisne brando, outro transversal e marginal, espelhos do mundo, aproveito para enxugar as lagrimas e recompor minha gravata ao colarinho; meu filho, digo a ele, comporte-se, bata a poeira da roupa, levante o queixo. A poeira baixa, sobre os muros gritos de ordem de uma juventude sem destino, mas quem no mundo tem uma direção que possa seguir? Então, caminhamos para o colapso geral. Eu, meu filho, entramos no trem para AUSCHWITZ, essa fila é interminável, estamos bem colocados, aguardamos a ordem. Vejo que ele se distancia, a vida cheira a éter e formol. Nas marcas das tatuagens, o muro das lamentações, mais para que chorar, a vida é um corredor e acaba sempre no inferno, com nossas almas lamentando não ter vivido tudo que poderiam ver; alguns vão antes de trilhar a subida da montanha, e pisar a beira do riacho ou ter a sutileza de banhar-se com os ventos dos bem aventurados; meu filho aquele que passeava comigo sumiu na escuridão, a noite é fria e eu me calo, os pesadelos dos monstros apavoram e não consigo dormir, a fila prossegue mesmo com os esqueletos que se amontoam a frente das sinagogas e templos religiosos. Um fracasso. A teoria do caos. Em Jerusalém as mulheres com seus rostos cobertos, envergonhadas, lutam nas trincheiras e empunham armas, mas, a cena do teatro prossegue com as explosões intermináveis, crianças ociosas, mortas por completo; o juiz das coisas anda a observar nossas atitudes _ Josafá onde estão nossos risos e nossas crianças. Pergunto. Ezequiel, Elias, Isaac, grito. Aproximo-me mais do que será de certeza o meu inferno, meu filho a muito se despediu de mim, e o Senhor pede que eu sacrifique o cordeiro, quantos mais serão sacrificados? como entender a solidão do Senhor _ quantas vezes não mudou de nome, me parece, nas noite em que o procuro, um estrangeiro _ será que me escuta? E o anjo do senhor me abençoou e falou. No deserto a caminho do Monte Sinai, este é o caminho que todos tomam quando procuram por um Deus mais generoso com os seus escolhidos e ao mesmo tempo tão implacável com os seus inimigos. No meu deserto lá está ele sempre a colher minhas súplicas e a defender-me de meus opositores. Deveria pedir-lhe mais, talvez riquezas infinitas, uma boa casa, pedir para sair desta fila ou descer deste trem, no entanto sou acanhado e ele não tem tempo para essas coisas miúdas. Os exércitos invadiram as vilas, contam os jornais e os beduínos cantam pelo deserto levando no sopro do vento de verão as pragas aos egípcios, sapos, gafanhotos, cogumelo. O rio se transforma em um caldeirão que verte todas as magoas do mundo. Alguém diz, não sei se o diabo ou se um anjo para que eu tente salvar um pouco do que resta, mais o trem segue, não faz parada na estação para que possa encostar a cabeça e sentir o cheiro da grama no campo _ são tão poucas as que posso ver, do fundo do vagão apenas uma fresta de sol. Volto ao deserto de minha agonia, que inferno, o sol torra a essência do que poderia ser um arbusto para cobrir-me, um pouco de sombra. Ele sempre disse _vai, vai... Eu, homem feito tenho ido a todos os cantos, mas neste caminho, estou contra a minha vontade _ ouviu Josafá, hem! Precisar-se-ia, eu grito bem alto, não tenho nada para oferecer ao sacrifício, acaso sou eu também um cordeiro, a que deus será oferecido meu sangue? No caminho para Bethel fecho meus olhos por um instante, sinto que por um ínfimo movimento ele esteve ao meu lado e se foi, aquele anjo. Olho grande, em um redemoinho de vento, lança-se, me observa, abro os olhos e ele escorre pela areia. O vento frio. Bethel... AUSCHWITZ. A calma paz se acasala em meus ombros. Enfim, não tenho mais pesadelo, adormeço.

_Josafá... Josafá... estou voltando para casa meu filho.