Sayonara

Sayonara James A Michener (conto)

Sayonara de Joshua Logan com Marlon Brando, Ricardo Montalban, Miko Taka e Red Buttons. (Filme)

16/09/05

Sayonara

A palavra escolhida foi Sayonara que significa adeus em japonês. A época é de 1957, ano em que os Estados Unidos estão em guerra com o Japão. Não havia relacionamento entre essas duas nações, aliás existia rivalidade e hostilidade, principalmente, quando, se tratasse de militares.

Assisti ao filme "Sayonara", de Joshua Logan, com Marlon Brando e gostei muito. Apreciei tanto a história, que desejei ler o conto Sayonara, de James A Michener para uma comparação com o filme, para observar se havia alguma diferença.

A trama conta a vida do Major Lloyd Gruver (Marlon Brando) que, desde pequeno, foi criado e educado para ser militar. Na época, as suas esposas ficavam em casa esperando o esposo retornar do quartel ou da própria guerra, suportando calada os sofrimentos e aflições. Às vezes, acompanha-os, mas só quando há interesse dos militares de hierarquia superior. Até então, o Major achava essa atitude super normal.

Lloyd namorava Eileen (Patrícia Owens), filha do General Webster. A moça era super apaixonada por ele, mas ele era meio frio, porque desconhecia o significado do verdadeiro amor, até conhecer Hana-Ogi (Miko Taka). Eileen achava que Lloyd devia avaliar os verdadeiros sentimentos dele, e segue o caminho dela, com esperança que ele volte para ela. Tarde demais, agora ele só pensa em Hana-Ogi. Hana-Ogi, a princípio, não quer saber dele, porque ele é americano e os militares dos Estados Unidos mataram a família dela, mas com a persistência dele e a ajuda de Katsumi (amiga de Hana-Ogi) e Joe Kelly (Red Buttons) consegue marcar um encontro com ela. No primeiro dia do encontro, eles combinam que seriam apenas encontros secretos, sem nenhum plano para o futuro, mas, não imaginavam que esse amor aumentaria a ponto de prejudicar as carreiras de ambos.

O Major pede a dançarina Hana-Ogi em casamento, mas ela nega e explica o porquê da recusa. Ele não se conforma porque está perdidamente apaixonado. Ele é preso e ela é transferida, medida que que os superiores deles encontraram para separá-los.

No final do livro, o Major sobe de pôsto para tenente-coronel, mas não desiste de encontrar a amada. Já no filme, o final é mais romântico: ele encontra a amada e a convence de que nenhum dos dois seria feliz se estivessem separados. E os repórteres perguntam o que eles vão dizer aos seus superiores. Ele, o Major, diz: “Diga a eles Sayonara".

Gostei da palavra Sayonara, por causa da trama da TV que mostra que as pessoas podem ultrapassar qualquer barreira em nome do amor.

Adriana Quezado

AQAZULAY ADRIANAQ
Enviado por AQAZULAY ADRIANAQ em 11/05/2006
Reeditado em 16/07/2008
Código do texto: T154087
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.