A Música Marcante

11/11/05

A Música Marcante

Gosto muito de ouvir música e dançar todos os ritmos, desde a lenta até a dançante, principalmente daquelas que são tema de novelas e de filmes, a exceção de rock. Quando danço, imagino o amor que o cantor está tentando transmitir para o ouvinte.

No caso da música “Os Amantes”, que recentemente foi trilha sonora da novela “América”, tema dos personagens Dinho(Murilo Rosa) e da viúva Neuta (Eliane Giardini), o casal transmitiu o amor um pelo outro de acordo com a música, mas na verdade, eles nem estavam a ouvindo, mas mesmo assim ficou perfeito, como se estivesse mesmo vivendo aquele belo amor.

Esta música está sendo regravada pelo cantor Daniel, que também teve sua participação especial no final da novela.

A música que eu mais gosto é “O Telefone Chora” de Márcio José. A trilha sonora conta a vida de um pai de família que errou tanto com a sua esposa, que acabou se separando. Reconhecendo os seus erros passados, tenta se reconciliar com sua esposa, mas ela cansada das repetidas brigas do casal, não confia da regeneração do ex-marido. Mas ele não se deixe vencer.

Mesmo separado da esposa, ele observe todos os movimentos da amada e da filha dela, como forma de pedir perdão. Telefona diariamente e conversa com a menina, mas ela nem imagina qual o parentesco que os une, pois é muito pequena para entender as coisas dos adultos. Esta música marcou muito minha infância.

A empregada lá de casa comprou uma vitrola, hoje “cd player”, e vários discos, incluindo a música em questão. Eu sempre pedia para que a rádio a tocasse. Depois, ela foi embora e levou com ela a música, quero dizer, o disco.

Pouco tempo depois, minha irmã encontrou um CD contendo esta música e comprou para mim. Sempre que eu posso, ouço essa linda canção. Consegui também a sua letra.

As pessoas, em geral, acham que a música “O Telefone Chora” é brega, talvez por ser antiga. Para mim, algumas canções modernas é que são sem sentido. Nesse sentido, opto por ser brega, porque esse tipo de música toca-me profundamente.

Não aprecio o ritmo musical rock, porque tento ouvir, mas o som parece com gritos ou palavras soltas que não se encaixam e não têm nenhum sentido para o meu coração e meus ouvidos.

Cantar e ouvir música ajuda a espantar os males, não importa em que época seja, o importante é a que pessoa esteja curtindo o som.

Aliás, as mais antigas são belíssimas como por exemplos: Quizás, Quizás, Quizás e Solamente una Vez, que são músicas em espanhol. Também adoro esse idioma, por eu ser de origem espanhola e ainda mais os ritmos são belíssimos.

Cada pessoa tem gosto diferente, por isso há tantos estilos musicais: samba, forró,... Até os instrumentos são diferentes, ao estilo do músico: teclado, piano, violão, violino, harpa..., mas o sentimento é o mesmo: o amor pelas artes, podendo ser musicais, teatrais.

A música também inspira na criação de outras artes, dependendo do dom do artista, ou da emoção de quem está ouvindo. É relaxante para dormir e ter belos sonhos. Quem não gostaria de acordar ao som de uma belíssima seresta, homenagem de alguém para a sua paixão?

Observem quantos predicados têm o significado das músicas. São infinitos. Depende dos gostos de cada ouvinte e compositores.

Cantando e louvando, os temas religiosos alegram e exaltam a figura de Deus.

Cantar é sinônimo de amar verdadeiramente alguém.

Nos hospitais, quase sempre há um palhaço feliz que cura interiormente as crianças doentes e carentes de amor com atitudes de alegria, sorriso e muita música.

ADRIANA QUEZADO

AQAZULAY ADRIANAQ
Enviado por AQAZULAY ADRIANAQ em 11/05/2006
Reeditado em 16/07/2008
Código do texto: T154098
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.