O MAMOEIRO

Às vezes fico observando a Natureza e cada vez mais me surpreendo.

Todo dia é dia de aprender com Ela!

No ano passado nasceu um mamoeiro no meu jardim, junto das plantas ornamentais e flores.

Aqui em casa eu separei a frente do terreno para o jardim e a parte de trás para o pomar. Porém, eu fui presenteado.

Quando percebi, o pezinho de mamão já estava com mais ou menos trinta centímetros de altura. Fiquei com pena de retirá-lo para replantá-lo lá atrás, porque ele poderia não suportar. Então, deixei-o no mesmo lugar onde foi plantado por algum bom passarinho.

Ele cresceu muito e tão rapidamente que eu achava que os seus frutos não seriam de boa qualidade.

Entretanto, para a minha surpresa, foi o mamão mais doce e mais gostoso que eu já comi.

E em pouco tempo o pé de mamão ficou repleto. Tanto que eu comecei a presentear aos amigos para fazerem doce, ensopadinho com carne, enquanto verde, ou esperassem amadurecer e saboreá-lo no café da manhã ou como sobremesa.

Bem, o que aconteceu é que ontem, dia 14 de abril, por volta das quatro da tarde eu passei pelo jardim e me dirigi à garage, pois eu tinha um compromisso.

Assim que eu fechei o portão da garage, eu escutei um forte estrondo, algo caindo.

Corri e vi o lindo mamoeiro caído no chão. Era mamão pra todo lado. O mamoeiro tombou inteiro.

Não havendo outra atitude a tomar, acabei de retirá-lo da terra, separei os frutos e coloquei a árvore do lado de fora para que o pessoal da limpeza pública a levasse.

Hoje, conversando com uma pessoa amiga sobre o fato, eu falei pra ela que o mamão era muito doce e que, incrivelmente não tinha nenhuma semente. Nenhuma pra contar história.

Então, ela me disse que o mamoeiro era híbrido e que por ser híbrido só daria frutos uma vez.

A partir do momento que ele já dera seus frutos pela primeira e única vez, ele só estaria ocupando espaço no jardim. Por isso, saiu de cena.

Ou seja, esse bendito mamoeiro teve curtíssimo tempo de vida, entretanto foi intenso o seu viver.

Deixou-nos uma lembrança pra toda a vida, além de uma grande lição que devemos aprender:

Por menor que seja o nosso tempo, devemos vivê-lo sempre com intensidade e buscando sempre levar ao outro a felicidade!

Jeronimo Madureira

15/04/2009.

M ais que belo presente ganhaste

A inda que durasse pouco

M ostrou o quanto de sabedoria

O cultava em seu interior

E assim inteiro ele se deu

I sto para que aprendessemos

R eviver a cada momento na doação

O cupando-se em ajudar o irmão.

COM CARINHO ANGELICA GOUVEA

Comentário enviado por ANGELICA GOUVEA em 15/04/2009 20:26

(Exatamente, querida poetisa Angélica! Muito obrigado!)

Que pena que ele se foi..

Mas ele cumpriu seu papel,

Se já não servia mais,

Foi-se embora..

Mas o tempo que aqui esteve,

Cumpriu da melhor forma..

As pessoas deveriam ser assim tambem,

Aproveitar pra fazer o melhor na vida ,..

Beijos

Comentário enviado por Neusa Staut em 15/04/2009 20:28

(Obrigado pela interação, querida poetisa Neusa!)

Mamoeiro deu frutos

Caiu por terra e se foi

Das sobras que deixou

O melhor você dispensou

Se a casca fosse retirada

E o caule ralado

Misturado ao Coco , leite e açúcar

Um docinho...pra ser degustado devagarinho.....

=)Beijinho...

Comentário enviado por Stella Bernardes em 15/04/2009 23:35

(Muito obrigado, minha querida poetisa e doceira!)

Sabe aquela história que sempre ouvimos...

Veio à minha vida para deixar seu rastro de luz e bondade..

Assim é também a mãe Natureza.

Dá-nos sua graça, beleza, riqueza e se vai..

Nós deveríamos ser assim.

Beijos, amigo!

Comentário enviado por Carmem Lucia em 17/04/2009 16:57

(Muito obrigado, querida poetisa Carmem!)