Ontem, fui acompanhar minha mãe que mora numa cidade perto de Porto Alegre, quando  veio  pra cá consultar a oftalmologista.

Nos encontramos e nos abraçamos e logo nos dirigimos pra lá.

Conversamos na sala de espera e de repente, chega sua vez.

Entrei junto e fiquei ali, apenas observando o desenrolar da consulta e exames.

Senta daqui, levanta de lá e sempre com ajuda para facilitar.

Da cadeira que eu estava, podia ver bem seu rosto e então o que vi me assustou.

Até agora não me sai da cabeça a expressão dela, ao escutar o que a médica lhe dizia... Estava tudo bem...

Era uma expressão  idêntica   a de uma criança agitada, um bichinho assustado...

Mas, ao mesmo tempo, era dócil, coisa que normalmente não é de seu temperamento.

Ouvia tudo, devorando cada palavra, prestando tanta atenção pra não perder nenhuma e eu começei de longe a examiná-la.

Desci o olhar e vi suas pernas, inchadas, azuladas pela má circulação, pés inchados, bem juntinhos, em posição de criança comportada.

Naquela hora, veio tudo que tinha que vir, tudo que eu tinha acumulado e desandei a chorar. Lógico que bem disfarçado com grandes óculos  escuros e a desculpa de uma gripe.

Mas, não consegui segurar...

Naquela  hora vi, como nós, filhos, olhamos para nossos pais e os vemos diferentes do que são.

Estamos sempre achando que ainda são os mesmos.

Sou a primeira a dizer que ela não pode ficar trancafiada em casa,  que deve se mexer e tudo mais que como filhos, pensando no bem deles, falamos...

Mas hoje vi tuuuuuuudo diferente!

Vi que ela é muito forte, muito valente e enfrenta tudo bem. mas...
Vi que para nós,filhos, os pais são eternos, viverão para sempre ou pelo menos, estarão sempre bem. Achamos tudo normal...

Que coisa!

Ela tem 83 anos e então, nós as filhas, de 66, 65,60 e 55, temos que saber olhar...E já estamos quase lá e daí, serão nossos filhos que terão que aprender a nos olhar...

Acostumar  nosso olhar pra ver neles, o que vemos nos outros idosos.

Minha mãe é sempre bem forte, bonita e  embora até se aceite que ela não vai ficar por aqui pra sempre,  não a olhamos como idosa.  Sabemos da sua idade, mas não nos "antenamos"...
Parece que sempre é mãe e pronto!

Que coisa triste!

Hoje caiu minha ficha! 

E ,consciente de tudo que vi, digo: que pena!(Chica)

000o000o000o000

Aqui tem meu recadinho diário...
http://www.meuscanteiros.net/blog.php



Rejane Chica
Enviado por Rejane Chica em 16/04/2009
Código do texto: T1541838
Classificação de conteúdo: seguro