Todos pela educação (?)

A sociedade/ pais diz: os alunos estão interessados, mas falta estrutura nas escolas, professores competentes e uma gestão séria e transparente. Menino, cadê o caderno? Como assim, o professor não mandou copiar nada no caderno? Então ele não deu aula? Ele não faz ditado? Não passou questionário com questões que vão cair na prova? Que absurdo! Que professor é esse?

Aluno diz: os professores não ensinam direito ou nem mesmo vão dar aula, a escola está toda quebrada, faltam cadeira, falta banheiro. Não dá para estudar assim. É por isso que eu não estudo! Aquele professor é muito chato, vive pegando no pé da gente. E as provas dele são muito difíceis, ele tá de marcação com a gente. O quê, aula vaga? Que legal! Vamos pro playtime, quem perder paga a ficha.

Professor diz: Os alunos não querem nada com a vida, não se interessam, não estudam, e ainda mais chegam na 5ª/ 6ª/ 7ª/ 8ª série sem nem saber ler e escrever direito. Não dá pra ensinar um aluno assim. Além disso, os pais não estão nem aí para os filhos, largam eles na escola e esperam que nós façamos milagres. Ainda mais o salário é mínimo, o tempo é pouco, faltam recursos, má gestão, o sistema não favorece... blá, blá, blá.

A gestão/direção diz: o governo não manda verba suficiente para a escola / muitos alunos são inadiplentes. Não dá pra mudar muita coisa. Faltam condições. Há professores sem qualidade e alunos que não se interessam. Estamos nos esforçando, mas o sistema não ajuda...

Gorvernos dizem: nós mandamos verba suficiente, mas é difícil ter um controle sobre a má gestão e sobre os desvios. Os professores precisam se reciclar. A gestão não cumpre seu dever. Nem o aluno se interessa pelos estudos, blá, blá, blá...

O SISTEMA DIZ: se o aluno não quer nada com a vida; se o professor não ensina; se a gestão não administra; se os governos não mandam verba suficiente nem fiscalizam sua distribuição e uso; e se a sociedade nem se move; por que culpam a mim? Todo sistema é um conjunto de subsistemas, nesse caso, sociedade, alunos, professores, gestão, governo... Nenhum desses subsistemas está disposto a mudar e só faz criticar os outros.

Moral: cada um com seus problemas. Com os seus, com os teus, com os meus e com os nossos problemas.

É isso aí, todos pela (ruína da) educação!!!

Dx
Enviado por Dx em 16/04/2009
Código do texto: T1542121
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.