Faça a Diferença

Ouvi essa reflexão através de um programa de rádio, e esse tema ficou martelando na minha cabeça por vários dias. Percebi que o assunto interessa não só a mim, mas também a muitos, e por isso decidir dividir a emoção da descoberta de uma verdade.

A história passa-se numa sala onde um aluno procura seu professor para desabafar suas mágoas e tirar suas dúvidas. Ele procura respostas. O mestre sabiamente se põe a escutá-lo:

- Professor! Não agüento mais viver da maneira que vivo! Minha casa é um lugar onde ninguém se entende; no trabalho meus colegas estão sempre competindo entre si e tentando derrubar uns aos outros; na escola não encontro um ambiente propicio aos estudos, o que vejo é briga, baderna, falta de respeito, irresponsabilidade e mentira. Muitos professores não têm prazer no que fazem e fingem que ensinam, enquanto que muitos alunos não gostam de estudar e fingem que aprendem. Nas ruas ninguém tem respeito com o próximo, e as expressões da moda são: ¨Deixa a vida me levar¨ ou ¨Se for lucro pra mim então é o que importa.¨

Cansei professor, não há lugar nesse mundo para mim.

- Meu filho, você realmente está desiludido. Deixe-me levá-lo a um lugar, pois ali quero lhe mostrar algo.

- Professor, eu quero resposta, não quero ver nada.

- Você terá a resposta que procura.

O aluno segue seu professor. Ambos vão até um jardim. Ali há uma diversidade de flores. O professor pára, e manda que o aluno observe tudo e diga o que está vendo.

- Estou vendo flores, lírios, borboletas, formigas, lagartas.

- Só isso meu filho? Você não vê mais nada? Abaixe-se e olhe com mais atenção.

Ainda sem entender, o aluno abaixa-se, e o que observa, diz sem muita segurança:

- Estou... Vendo estrume.

-Agora sinta o cheiro das flores.

O aluno assim o fez.

- O que você sentiu?

- Ora professor, um cheiro muito bom.

-Agora quero que se abaixe e sinta o cheiro do estrume.

-Que é isso professor, eu, sentir cheiro de estrume? Não, não vou fazer isso!

- Meu filho, você me procurou porque quer respostas para suas dúvidas e inquietações. Sim?

- É verdade. Mas não vim aqui pra cheirar bosta de boi!!!

- Faça o que estou lhe pedindo.

Respondeu com expressão contrariada.

- Tá bom. Farei, mas porque o senhor está insistindo.

Agachou-se, sentiu o cheiro do estrume e levantou-se rapidamente.

- E aí, o que sentiu?

- Ora professor, o senhor deve está querendo gozar com minha cara!

- Não meu filho. Estou querendo lhe dá respostas.

- Senti foi uma catinga da piula!

- Então, você percebeu que nesse jardim há muita diversidade. Rosas, girassóis, lírios, mas também há formigas, lagartas, e estrume. Mesmo assim as flores não deixam de dá seu perfume, mesmo em meio ao estrume que você mesmo sentiu que não cheira bem.

Assim meu filho deve ser o seu agir. O que você quer ser? Flores, formiga, lagarta, ou estrume?

Continuou o mestre sabiamente:

- As flores exalam seu perfume mesmo vivendo cercadas de coisas que não exalam bom cheiro e em meio a insetos que não lhe fazem bem. Portanto meu filho faça a diferença e continue exalando o seu bom cheiro onde quer que você esteja.

- Observe que elas não falam, não usam de nenhum artifício pra serem vistas... Seu cheiro é suficiente para chamar atenção. Brilhe meu filho, deixe que seus atos, jeito de ser e de pensar falem alto, pois não vai tardar que outros percebam que você tem valor.

Ione Sak
Enviado por Ione Sak em 16/04/2009
Código do texto: T1542476
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.