Como antigamente...

Constantemente ouvimos pessoas dizendo como as coisas (todas as coisas) estão indo mal, que mudaram para pior, outros até dizem que é o fim do mundo. Tudo isso comparando com não sei qual época.

Ao saber de pessoas passando fome, ou de epidemias, os mais alarmistas dizem que o homem está se destruindo, que o mundo vai acabar. E antigamente era melhor?? Creio que não. Só para ilustrar: na Idade Média sabemos que houve uma crise estrutural, por falta de alimentos, bem como a peste, que matou muitos por lá.

"Mas e a violência?! As pessoas estão se matando! A polícia está louca!! Vamos todos morrer!!!" Digam-me se houve um século, apenas um, unzinho que seja, em que o homem não provocou guerras, batalhas, destruição...

"O homem está perdido em sua ganância, está destruindo seu meio sem pensar no futuro!!! Os valores de antigamente estão perdidos!". O homem sempre explorou o meio para sua sobrevivência e, posteriomente, seu conforto. A diferença é que suas ferramentas se desenvolveram: pior para a natureza.

"E a pouca vergonha que é hoje? Isso ninguém pode negar. É prostituição, é mulher saindo com um e com outro, é homem traindo a esposa, é menina quase nua andando na rua!!! No meu tempo isso não existia!". A prostituição é quase tão antiga quanto a sociedade. Adultério e aventuras fora do casamento sempre existiram. O vestimento das pessoas mudou bastante com o passar do tempo, oscilando entre o mais reservado e o mais "ousado".

Não quero dizer com isso que as pessoas estão erradas em achar absurdo no que acontece hoje. Pelo contrário, elas devem achar tão absurdo a ponto de querer fazer algo para mudar. Porém, tornou-se clichê referir-se a um tempo passado em que, supostamente, tudo era melhor...

Dx
Enviado por Dx em 17/04/2009
Código do texto: T1545286
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.