DECOLAGEM

As comissárias de bordo haviam sumido. Paulatinamente, o Boeing 747 ia deslizando na pista, afastando-se pesadamente da maravilhosa Terra Firme. Lá dentro os passageiros iam se mostrando. Na classe econômica via-se os catatônicos de carteirinha e logo em seguida os que simplesmente riam ou sutilmente gargalhavam, embora não se pudesse saber do que ou de quem e que também suavam. Mais adiante, alguns cantarolavam músicas que não existiam, verdadeiros compositores, aliás, desses, uns tinham frio e se cobriam, enquanto outros tinham medo e se cobriam também se agarrando ferozmente aos cobertores como se lhes fossem os derradeiros pára-quedas.

_ Que cheiro é esse, perguntou a moça de vestido rosa.

_ Sei lá, respondeu uma outra - parece querosene -

_ Com licença, a senhora está sentindo falte de ar?

_ De jeito nenhum, moço. Estou sentindo falta é da Terra!

Na primeira classe, todos eram mais distintos e polidos, celebridades é bem certo e levando-se em conta que não se pode enxergar a dor, fundamentalmente a de barriga, de olhos fechados quase todos liam os jornais e revistas que estavam de cabeça pra baixo, amassados entre dedos que não se mexiam nem pra passar as páginas, porém alguns ainda fingiam respirar.

Já na classe executiva, ouvia-se um suave murmúrio, embora não fosse sequer assuntos de negócios, pois sempre no final todos repetiam em uníssono o tradicional “Assim Seja”. No hebraico, “Amém”.

(MARCANTE, Alexandre).

AMS® publicações & Casa das Letras 1987 - 720091/881103 - 432 todos os direitos reservados do autor.

Alexandre Marcante
Enviado por Alexandre Marcante em 18/04/2009
Reeditado em 08/11/2018
Código do texto: T1545443
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.