FÁCEIS DE LIDAR

FÁCEIS DE LIDAR---- Maria Teoro Ângelo

O que todo mundo quer encontrar na vida são pessoas fáceis de lidar. Tenho recebido muitos textos nos quais se questiona a dificuldade de encontrá-las. O termo em questão, fáceis de lidar, eu já conhecia numa canção americana , cuja letra diz:” não quero ninguém inteligente ou jovem ou bonita ou rica; quero alguém fácil de lidar”.

Assim é que ninguém suporta um chefe, um empregado, um colega de trabalho,um vizinho, um amigo ou um amor que não sejam descomplicados. O empregado você demite, o vizinho você ignora, o colega também, o amigo você enquadra, porque amigo de fato dá essa liberdade. O amor e o chefe complicam mais. Ninguém quer perder o emprego ou o marido ou namorado. As pesquisas dizem que conviver com gente assim: difíceis de lidar, faz mal ao coração, provoca doenças e mata.

Livros são lançados no mercado para explicar o que homens e mulheres preferem, o que realmente apreciam um no outro.Tudo se resume numa só coisa: que sejam fáceis de lidar.Ter bom humor encabeça a lista das prioridades. Ninguém quer a seu lado gente emburrada, de humor instável,capaz de surpresas desagradáveis, muitas vezes violenta, insegura e injusta

Quem quer conviver bem precisa ser previsível, equilibrado e é claro, fácil de lidar. Caso contrário acontece o que estamos fartos de observar: pessoas jovens, lindas e ricas sendo trocadas por outras sem tantos atributos materiais por uma única razão, mais fáceis de lidar

Para ficar livre de um chefe difícil, a pessoa pode mudar de emprego ou tentar ser transferida. Para ficar livre de um companheiro, ainda mais quando os defeitos só apareceram depois do casamento, o problema é bem maior. Ninguém quer admitir que escolheu mal, que fracassou As mulheres principalmente não querem ficar sozinhas, muitas vezes dependem financeiramente dos maridos e vão agüentando cara feia e agressão Não pensem só na agressão física, mas na pior de todas, a agressão verbal que tortura a mente, anula a dignidade, destrói a vontade de viver.

As Delegacias da Mulher são pouco procuradas, porque é duro exibir as marcas da humilhação Há muito choro contido na solidão dos quartos, dentro dos carros, na casa vazia. Mulheres sendo torturadas sem testemunha, porque o homem covarde precisa manter a sua reputação Mulher agüenta demais. Agüenta pelos filhos, pela vergonha, pelo medo, pelas ameaças.Sem saída, começa a morrer lentamente.

Claro que há as corajosas, mas são raras. Uma amiga me disse que o marido tinha defeitos, mas tudo era superado pelo fato de ele ser um homem previsível. Jamais correu atrás de rabo-de-saia, jamais alterou a voz. Outra está gravando os surtos de violência verbal do marido e já reuniu um dossiê com as provas de todos os martírios por que a fez passar. E com permissão judicial e tudo.

Talvez esteja preparando uma vingança. Imagine se todos os amigos, que o consideram perfeito, ouvirem o que ele é capaz de dizer? Imagine se uma correspondência amorosa ou fotográfica cair na Internet? E ainda endereçada aos amigos dos envolvidos?

É por isso que em casos complicados, na política ou não, há a célebre frase: “ cherchez la femme” ( procure a mulher). Ela fatalmente terá muito o que contar.

14/12/2005

Lillyangel
Enviado por Lillyangel em 12/05/2006
Código do texto: T154821
Classificação de conteúdo: seguro