O CAMINHO PARA A FELICIDADE

O CAMINHO PARA A FELICIDADE

O homem passa quase toda a sua existência correndo atrás da felicidade, buscando-a para si ou para os outros. Mas porque é tão difícil encontrá-la?

Em conversas, ouvimos de muitas bocas: preciso arranjar um companheiro ou companheira para ser feliz, oh! Se eu tivesse isso ou aquilo seria mais feliz; o que me falta para ser feliz é minha cara metade, se eu ganhasse mais dinheiro poderia ser feliz. Observamos que cada um tem sua formula diferenciada, caminho diferenciado para atingir sua meta e ser feliz.

Escutamos pessoas que falam: “antigamente era assim ou assado”... Mas éramos felizes; e muitos a falarem: “eu ainda serei feliz”, emitindo com isso, uma projeção de futuro.

É impressionante como o passado e o futuro estão ativos na consciência inconsciente do ser humano, ou seja: “aquilo que se passa em nossa mente, mas escapa à consciência e que se manifesta em certos comportamentos” do inconsciente, ou ainda a percepção desses tempos antagônicos, porem sem a devida compreensão dessa ação que desmobiliza o fator da felicidade, entretanto, ativa a manifestação do fator sofrimento na psique do homem.

Todos nós sabemos que o passado é inexistente e que o futuro ainda não chegou logo, o que nos sobra é o tempo presente, o agora, o hoje.

Segundo o Mestre Espiritual Eckhart Tolle, “O que consideramos como passado é um traço da memória armazenado na mente, de um Agora anterior, e, o futuro é um Agora imaginado, uma projeção da mente”. O ser humano foi, é e o será sempre um eterno inconformado com todas as coisas que o cercam. Se algo já é bom, precisamos torná-lo ainda melhor; se é isso que temos, não é isso que queremos... E é assim que o homem percorre seu caminho.

Há uma pergunta que muitas pessoas já se fizeram: por que eu não sou feliz com o que tenho? Não somos felizes com o que temos, por que sempre vamos buscar no passado ou no futuro, fatos ocorridos ou que ainda não existem de acordo como nos posicionamos no tempo: passado ou futuro, esquecendo-nos de vivenciar o tempo presente, o hoje, e por isso amargamos e sofremos em nossa caminhada.

Apenas quando obtivermos a consciência para viver o tempo presente e virmos que nada pode ocorrer no passado e tão pouco no futuro, ai poderemos sem sombra de duvidas sermos e fazermos os outros felizes.

Só quando o ser humano vivenciar essa mudança no seu comportamento, com relação ao tempo, se posicionar no real caminho da vida e do amor adulto que reza: “Eu preciso de você porque o amo”, ao invés do amor imaturo que diz: “Eu o amo porque preciso de você”.

Viva o hoje, o momento presente, “o Agora”, porque é esse o tempo que temos, os outros são sonhos que nunca acontecerão. Porque tudo ocorrerá no agora.

Rio, 19/04/2009

Feitosa dos Santos