PRÉMIO PERDIDO - UM LAMENTO

PRÉMIO PERDIDO

UM LAMENTO

Num concurso literário daqueles para encher jornal, ganhei o prémio; e que grande prémio!

Um livro, como é coerente, mas não um vulgar livro do tema da moda, romance, contos ou quejandos, mas um autêntico manual de como enriquecer em meia dúzia de capítulos. Ou seja, com um pouco de arte de letras é possível abrir caminho para a fortuna.

Confesso que não li, mas folheei, e posso emprestar a quem se achar com destino de rico. Um rico destino aliás, que estou disposto até a apoiar com a cedência do livro a título gracioso, como chave de acesso a esse mundo, meu desconhecido, da abundância.

Fico apenas entretanto expectante da maestria do usurário, perdão, do usuário no manejo desta chave de acesso em papel impresso.

Põe-se-me no entanto uma questão. Não sei do livro! Como não tem classificação, pode bem estar entre os volumes da Guerra e Paz,(grr..) ao lado dos Maias, (há.!) por cima da Madame Bovary(hó..!) ou por baixo do Crime e Castigo (uff..!). Não sei. Não estará perdido o prémio, apenas não está localizado, e assim fica promessa.

Há sempre um busílis para alcançar a fortuna, é esta coisa humanamente incorrigível de nunca saber exactamente onde ela está.

“Onde está a felicidade?” Eu sei. É na minha estante do corredor, segundo prateleira ao centro, bem á vista, mas aquele ponto de interogação no título, mina a esperança do leitor e suicidou o autor. (Camilo)

Quanto à Fortuna pode estar num livro sim, se Nobel for acaso, ou best-seller, mas a Felicidade, essa mora só em brevíssimas páginas da vida, e é nossa condição seguir em frente folheando-a na eterna busca de um final feliz.

Arbogue
Enviado por Arbogue em 19/04/2009
Reeditado em 20/04/2009
Código do texto: T1548358
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.