Mulher-Mãe-Mulher

Nada há de especial em ser mãe.

A não ser pelos filhos que temos.

Mães são mulheres comuns demais.Algumas, comuns de menos.Outras, até incomuns.Seja como for,o fato é que toda mãe nada mais é do que uma mulher.

E mulheres têm defeitos e virtudes,como qualquer ser humano.

Até um tempo atrás,se eu fizesse tal afirmação em público,provavelmente seria linchada.Porque o conceito ultrapassado e equivocado de então era o da mulher alçada à medida do sagrado,quando se tornava mãe.E aquelas que não dessem filhos à luz ,eram mulheres à margem dessa delicadeza.

A gente até foi educada pra ser mãe!!!

Mãe de nossos maridos.

De nossos filhos.

E muitas vezes, até dos netos.

A coisa era tão rígida a esse respeito,que as mães acabaram se tornando seres quase sacralizados,como se semi-deusas fossem.

Quanta responsabilidade sobre os ombros de uma simples mulher comum!

Sempre segredei meus poréns a esse respeito,enquanto crescia.Mas,agora que já fui mãe e estou a caminho de ser avó qualquer ano desses,resolvi abrir a questão.

Ora,minha gente,se mãe fosse sagrada,nenhum filho jamais teria sido encontrado em lata de lixo ou boiando no leito de um rio.Muito provavelmente,não existiriam filhas prostitutas,filhos assassinos,gente mal amada e torpe.

Porque mãe teria dado conta desses recados todos exemplarmente.

Quem oferece grandeza aos gestos de uma mulher-mãe é a presença e o ensinamento dos filhos.

O primeiro olhar de um filho é o grande responsável pelos sucessos e fracassos maternos futuros.

Ninguém nasce sendo ,ou destinada a ser mãe.Embora a maioria de nós possua todo o equipamento para tal fim.Nascemos mulheres e somos seres humanos falhos e aprendizes.

Amamos e odiamos com igual intensidade.

Somos feitas da mesma argila com que foram produzidos todos os viventes.

Eu reverencio diariamente a existência,o afeto e a dedicação das nossas parideiras e da minha em atenção particular .Porque,reconheçamos,gerar e principalmente parir um filho não é pra qualquer mortal.Esse, talvez seja dos nossos feitos maternos ,o de maior relevância.

Na minha casa ,mãe se respeita e se ama todo dia.

Porque na casa da minha mãe a gente aprendeu e ensinou assim.

Zully Oney Teijeiro Pontet
Enviado por Zully Oney Teijeiro Pontet em 14/05/2006
Código do texto: T155813