Morte no Trânsito

Todas as semanas nós somos bombardeados por notícias em jornais impressos e programas de televisão mostrando acidentes e mais acidentes em nossa cidade. O que precisamos fazer para mudar isso ???

Atualmente o trânsito representa um enorme dilema para a vida das pessoas, pois ao mesmo tempo em que ele permite o acesso a inúmeros locais onde são oferecidos serviços públicos, de uso e consumo, o trânsito também é uma enorme fonte de diversos males, como por exemplo: congestionamentos, poluição ambiental, acidentes e, ainda, problemas de convivência entre pessoas.

Uma das questões mais importantes ligadas ao trânsito está relacionada ao fato de as cidades crescerem em ritmo acelerado e a busca de soluções para problemas associados à circulação de veículos, pessoas e bens crescer em ritmo muito mais lento, apresentando um gradativo descompasso, tornando o problema cada vez maior. Há a tendência de crescimento do número de pessoas nas cidades refletindo no crescimento quantitativo de veículos e pessoas em circulação pelas vias públicas.

“Não podemos falar de conscientização e prevenção de acidentes de trânsito sem que naturalmente passemos pela educação. Impossível separá-los. A educação deve ser baseada na prática de valores, habilidades e auto-estima, onde o valor a vida seja o foco principal”, declara o prof. Jonair Rocha.

“Acho importante que haja também um forte trabalho de fiscalização, pois assim acredito que muitos motoristas que desrespeitam as leis vão ficar com receito de sentir o “peso no bolso” e vão começar a dirigir com mais prudência”, reforça o mototaxista Rogério Rodrigues da Silva.

Realmente, se não houver a integração das ações de educação para o trânsito com o trabalho de repreensão aos motoristas infratores das leis de trânsito esse quadro triste não será mudado tão facilmente.

Diversos trabalhos têm demonstrando que a inclusão desse tema nas práticas educativas das Escolas serve como um canal de informações e formação para as nossas crianças e adolescentes, o que certamente acaba garantindo uma melhoria nas estatísticas futuras.

Esse trabalho educativo surte resultados em longo prazo. Já a fiscalização tem efeito imediato, pois pune aqueles que não se enquadram nas normas vigentes. É sabido que quando não há punição dos infratores, o desrespeito às leis e a repetição dos crimes não cessa. Assim é importante que haja uma sintonia entre “ações educativas” e “fiscalização” para que os resultados sejam realmente significativos. Para isso, é fundamental que os veículos de comunicação colaborem também com essa questão !!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado na Revista Destak, edição n. 12, p. 17, de 28/04/2009. Gurupi – Estado do Tocantins.

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 320, p. 04, de 24/07/2009. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 28/04/2009
Reeditado em 25/11/2011
Código do texto: T1564485
Classificação de conteúdo: seguro