MASÉ OU MAZÉ?

Quando eu estava digitando a poesia, “Soneto para a estrela da minha vida”, homenageando a minha mãe, Masé Gaião, surgiu uma dúvida. Masé se escreve com “s” ou com “z”?

Telefonei para o meu amigo e colega de profissão, Ricardo Otaviano, que muito tem me ajudado na correção de tudo que escrevo, e o contei sobre essa dúvida.

Ricardo argumentou que não conhece uma regra gramatical explicando isso. Entretanto, Masé deve ser a junção do Ma, de Maria, com o sé, de José, e como José se escreve com “s”, logo é mais provável, que Masé também deva ser escrito com “s”.

Eu concordei com Ricardo, mas por via das dúvidas, como dizia meu pai, resolvi discutir mais um pouco o assunto.

Telefonei às minhas irmãs Ivone e Iris e elas tiveram uma opinião diferente, segundo elas o correto é se escrever Masé com “z”, porque, geralmente é assim que a maioria das pessoas escreve.

Fiquei numa sinuca, geralmente se escreve não diz coisa alguma. Resolvi procurar na internet. Consultei o Google, não achei nada que esclarecesse, mas encontrei o livro “Pássaro de vidro” do escritor Carlos Machado, onde há uma dedicatória à Masé, que está escrito com “s”.

Telefonei novamente a minha irmã Iris e ela insistiu que Masé deve ser escrito com “z”, porque, provavelmente, deve ser a junção de Maria com o apelido de José, que é Zé.

Ficou pior. A dúvida aumentou. Então telefonei novamente ao meu amigo Ricardo, e ele me disse: “é, o argumento de sua irmã é muito forte”. Mas, como Masé é um apelido, acho que pode ser escrito das duas formas, tal como acontece com os nomes de pessoas.

Depois ele parou um pouco e sutilmente respondeu: “Ismael, afinal de contas a mãe é sua, então você escreve como quiser”. Adorei!