Coluna EDSON29.04.09 - publicada no Jornal Agora

Polícia

Queremos, hoje, elogiar o trabalho da Polícia Civil e Militar em Divinópolis. Muitas vezes, pudemos conferir, tanto no Centro como nos bairros, a ação valorosa desse pessoal que, de dia, de noite, trabalha em prol da nossa segurança. É claro que a Polícia não consegue ser como Deus é onisciente e onipresente, mas ela tenta cumprir o seu papel e a nós, cidadãos, cumpre trabalhar afinado com ela. Afinal, segurança começa dentro de casa, na nossa educação para respeitar os limites dos outros. Parabéns, gente!

Estacionamento

Outro dia, assistindo ao programa de Eduardo Silva, concordamos com ele em gênero, número e grau. Existem muitos problemas para se estacionar em Divinópolis. Aquela placa “Garagem” é vital, mas só deve ficar em portas de garagens mesmo e, ainda, existem pessoas que colocam cadeiras defronte aos estabelecimentos, tirando espaço definido para estacionamento. Falamos de cadeirinha, porque, quando morávamos, na Avenida 21 de Abril, ao lado do Sabor Aquilo, quase morríamos, uma vez que, embora existisse a placa garagem e três carros a ocupassem, “gente fina” estacionava na porta!

Mão única

O presidente Lula já está anunciando novo aumento do salário-mínimo e, de antemão, podemos vislumbrar uma taxa de desemprego crescente. Sim, porque ele aumenta o salário-mínimo, mas não corrige, por exemplo, as aposentadorias. Assim, cada vez mais, quem trabalhou uma vida inteira fica desamparado. Muitos aposentados contratam empregados e com o aumento do mínimo e sem a correção do seu dinheirinho conquistado ao longo de 35 anos, têm que demitir e isso sem falar em outros setores que, para conter custos, também demitem.

Variadíssimas

*** Hailton Ferreira Gonçalves e Eduardo Ferreira Sales estiveram em Ouro Preto, participando dos festejos do Dia de Tiradentes e ali se encontraram com Bibi Ferreira com quem tiraram fotos. Afinação. *** O cirurgião-plástico Márcio Pífano já retornou de Búzios onde tem uma das mais disputadas pousadas que recebe cabeças coroadíssimas do Brasil e do mundo. Competência, classe e humanismo. *** Insistimos no registro das pessoas que já se consagraram no meio sócio-cultural, artístico de nossa cidade. Para o centenário, deviam fazer uma coletiva dos artistas plásticos da cidade e, se possível, a edição de uma antologia dos escritores vivos e falecidos da Academia Divinopolitana de Letras. A edição seria de responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, a organização dos membros da ADL, é claro! *** Quem se prepara para passar temporada na Europa é Eliana Cançado Ferreira com seu simpático filho Marcelo. A data ainda será confirmada. Desejamo-lhes boa viagem.

Generosidade

Quem ajuda o outro, sabe que o que a mão direita faz, a mão esquerda desconhece. Essa é a verdadeira caridade. Assim pensando, ajude-nos a ajudar uma das associações a seguir: Hospital do Câncer, Samaritanas, Casa Abrigo Homem de Nazaré, Adortrans, Asilo dos Idosos, Lar das Meninas, Vila Vicentina, Casa do Portador de Câncer, Sacramento do Amor, Hemominas, entre outras. Olha, você pode prestar serviço, doar roupas e mantimentos, doar alguma importância ou, então, poderá sangue para o Hemominas.

Afinadíssimas

*** Ganhamos dos músicos Jubah (Jubarba) e de Lysias Enio o CD “O jogo” que, em breve, será lançado em Divinópolis, com músicas desses notáveis compositores, com participação especial de João Donato.

*** Lysias Ênio foi nosso colega na Companhia Siderúrgica Pains, hoje, GERDAU e já tem muitas músicas gravadas por Gal Costa, Maria Bethânia, Simone e outros nomes consagradíssimos da Música Popular Brasileira.

*** Jubarba que, agora, tem o nome artístico de Jubah foi nosso aluno e é um divinopolitano ilustre, com destaque por sua música antenada, afinada e de muito bom gosto mesmo.

*** No CD, estão: Jubah (viiolão e voz), o divinopolitano Renato Saldanha (violão e produtor do CD), Alexandre Mourão (baixo), Ricardo duna (fender Rhodes), Edvaldo Ilzo (bateria), Serginho Silva (percurssão), Luciano Andrei ((cuíca).

*** A foto da capa é de Eugênio Guimarães, a produção executiva de Jubah e Lysias Ênio e nos agradecimentos constam os nomes de: Celso Magalhães, João Lanza, Renato Faria, Ricardo Duna, Rodrigo Henriques, Otávio Paiva (Cuca), Verginaud Lopes e, em especial, para o músico João Donato.

*** O disco nos foi apresentado, durante um jantar na casa de Edinho Cordeiro e, inclusive, o Coronel Faria e Sônia Terra já colocaram esse CD para rodar na Rádio Sucesso e, como soubemos, ele está fazendo um sucesso e não poderia ser o contrário. Um abraço para Jubah, Lysias e equipe. Parabéns.

Trânsito

Os responsáveis pelo trânsito precisam olhar a situação da Avenida Rio Grande do Sul que, depois da Rua Itapecerica, forma uma espécie de tobogã. À noite, principalmente, carros e motos descem a avenida, cantando pneus. De dia, é difícil cruzar a Avenida Rio Grande do Sul, nesses trechos, porque não existe um redutor de velocidade. Acreditamos que um deveria ser colocado na esquina da Rua Itapecerica ou Serra do Cristal. Isso inibiria os motoristas mais ousados e tranqüilizaria os pedestres.

Teimosa

_ E a lagoa da Sidil, hem?

Ponto Final

*** Não perca, no Centro de Artes, a exposição “Momentos”, do artista plástico Gilmar Ferreira (até dia 07.05). Imperdível.

*** Até dia 30, na Biblioteca Pública Ataliba Lago, exposição “Imagens da luz”, fotografias de Paulo Salatiel.

*** Aprecie, aos domingos, a Feira de Artesanato que ilustra a Pracinha do Santuário e, ali, aproveite para rever os amigos e tomar o sol da manhã.

*** Não deixe de passar pelo Museu Histórico de Divinópolis e ver a exposição permanente que conta a História de Divinópolis.

Foto única

Crédito Foto Ásia

A poetisa portuguesa Maria de Lourdes Barni, aniversariante da semana

edson gonçalves ferreira
Enviado por edson gonçalves ferreira em 29/04/2009
Código do texto: T1565656
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.