OLHA O TREM....
CAFÉ COM PÃO
BOLACHA,NÃO....
...ERA ASSIM,QUE,NA MINHA INFANCIA ;A GENTE ESPERAVA O TREM QUE VINHA DE SALVADOR,TRAZENDO PESSOAS QUERIDAS,PRESENTES,NOVIDADES.

A QUERIDA MARIA FUMAÇA DA MINHA INFANCIA,HOJE VISTA APENAS NOS MUSEUS OU,ENFEITADA DE SAUDADES,NOS ESCANINHOS MAIS REMOTOS DA MINHA MEMÓRIA!
DIA DE ESPERAR O TREM;TODOS NA ESTAÇÃO,COM ROUPAS DE DOMINGO E O CORAÇÃO AQUECIDO,ANTEGOZANDO A CHEGADA;A LOCOMOTIVA BUFANDO,CHEIA DE EMPÁFIA,PUXANDO OS VAGÕES,SUAS PESADAS RODAS DE FERRO DESLIZANDO NOS TRILHOS,ENGOLINDO DISTANCIAS,DEIXANDO PARA TRÁS PAISAGENS E BOIADAS,ALÉM DE PEQUENAS CIDADES,PERDIDAS NO MEIO DO NADA,CIDADES SEMI-MORTAS,QUE REAGIAM PARA A VIDA,OUVINDO O APITO  TÃO FAMILIARE ESPERADO.. PORQUÊ SERÁ QUE TRÁS TANTA SAUDADE,ESSE APITO LONGO E PRESENTE!?PRESENTE NAS NOSSAS LEMBRANÇAS,NOS DESEJOS MAIS OBSCUROS,NO NOSSO INCONSCIENTE,NA NOSSA MEMORIA.

AO ESCUTÁ-LO,IMEDIATAMENTE BATE UMA SAUDADE VADIA E DOLOROSA NO NOSSO CORAÇÃO.SAUDADE ATÁVICA.!
NUNCA PUDE ENTENDER COMO UM PAÍS CONTINENTAL,COMO O NOSSO,PODE SOBREVIVER SEM O TREM,ENGOLIDOR DE DISTANCIAS.NA VELHA E SÁBIA EUROPA PODEMOS DESFRUTAR DESSE PRAZER.É O TRANSPORTE QUE USO,QUANDO LÁ ESTOU.VIAGENS MAGNIFICAS PELO VALE DO LOIRE,DE BARCELONA PARA MADRI OU DE LISBOA PARA MADRI.AQUI,NA PINDORAMA,NOSSOS “ÇABIOS,”RETIRARAM OS TRENS DE CIRCULAÇÃO,PARA BENEFICIAR AS MONTADORAS DE AUTOMOVEIS,OS DONOS DE EMPRESAS PETROLIFERAS,OU POR OUTROS INTERESSES,COM CERTEZA,TODOS MENOS NOBRES.

SE O PRESIDENTE LULA QUISER PASSAR Á HISTORIA COMO UM ESTADISTA DE VERDADE,RESTAURE A FERROVIA.CONCEDA-NOS O DIREITO DE CRUZAR ESSE PAÍS DE SALVADOR A PORTO ALEGRE NOS BANCOS DE UM TREM,APRECIANDO A PAISAGEM,NUMA VIAGEM CALMA E CONFORTAVEL;UMA VIAGEM DE SONHOS,COMO A GENTE FAZIA DE CURITIBA A PARANAGUÁ,PASSANDO NAQUELA PONTE MAGNIFICA,FEITA PELO BAIANO ANDRÉ REBOUÇAS,QUE PARECE FLUTUAR NO INFINITO.TOMA JEITO,BRASIL!ESQUECE CARROS POLUENTES,ESQUECE A PRESSA,ESQUECE AS URGENCIAS E RESTAURA ESSE PASSADO,NÃO MUITO DISTANTE.OS BRASILEIROS VÃO AGRADECER.
Hoje,Dia do Ferroviário,uma profissão quase extinta,rendo minha homenagem àqueles que fizeram mais divertida a minha infância.
 Como esta velha senhora,as Marias Fumaças,hoje,nos espiam nos museus,com um olhar doloroso voltado para o passado.





Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 30/04/2009
Código do texto: T1567889
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.