Flamengo - Tri-campeão; Botafogo - Tri-vice


    Diferentemente do primeiro jogo dessa sequência de decisões, foi um verdadeiro clássico pra torcedor nenhum colocar defeito. Bem jogado, limpo, pelo menos na maioria das vezes e com muita raça. Sou botafoguense e reconheço que o Botafogo perdeu o título há três semanas atrás quando perdeu a taça Rio. Com a perda de Maicossuel, o time ficou bem mais lento nos contra-ataques e também diminuiu a força ofensiva. Mas, não estou aqui para chorar o leite derramado.
    Com uma renda bem considerável, conseguiram, os dirigentes do futebol do Rio, a Federação, e, de certa forma, os jogadores, aquilo que todos queriam e precisavam, dinheiro. Mais importante que o título, pelo menos para alguns, foi a partilha do "money", que, no mínimo, rendeu uns três milhões só para os times.
    Como sempre acontece em clássicos, alguns 'amarelam', como é comumente chamado aquele que não rende tudo o que é capaz, outros se destacam. Diferencial esse conquistado por Juan, Kleberson, Fábio Luciano e o principal, Bruno, pelo Flamengo; Renan, Alessandro, Túlio Souza e Juninho, pelo Botafogo.
    Detalhe é que, se repararem, na minha lista, não há atacantes. Desconta que o Botafogo tinha um a menos, Reinaldo, que, creio eu, pouco poderia ter feito. Era um jogo de velocidade, não de catimba e experiência. Por várias vezes o Reinaldo, durante os jogos anteriores, 'matou' contra-ataques que poderiam ter sido decisivos para o Fogão.
    Na decisão da Taça Rio, o Mengão teve um jogador que também fez a diferença que foi o Juan, pena ter se envolvido naquela situação vergonhosa com o Maicossuel, fazendo render, por meio da mídia, durante toda essa semana, piadinhas inoportunas, como:" Juan, fique tranquilo, Maicossuel está fora"...coisas do futebol.
    Pelo Botafogo, uma demontração indiscutível de raça e personalidade foi a do zagueiro Juninho. Performance espetacular. Perfeito na marcação, usando de estratégias bem definidas na hora de marcar jogadores muito superiores tecnicamente. Não é um jogador de velocidade, mas ganhou muitas bolas na corrida. Não é um jogador de frente, mas fez gols, em dois jogos, e criou outras oportunidades de bola parada e com a pelota rolando. Vibrou, gritou, chingou, marcou, isolou, driblou, saiu jogando, mostrou perigo e, como consequência, mostrou pra torcida do Botafogo, que é um jogador regular e confiável.
    Já no mengão, com extrema destreza, Bruno fechou o gol. Durante a partida fez defesas importantes, mas nenhuma como a do pênalti de Victor Simões. A penalidade foi bem batida. Também, na hora da decisão por pênaltis, no final, defendeu uma bomba de Juninho, que não teve boa mira e outro bem difícil cobrado por Leandro Guerreiro. Bruno mostrou reflexo e agilidade, e, mais uma vez contribuiu grandemente para que o Fla levasse o trigésimo primeiro título carioca da história.
    Enfim, para aqueles que ficaram com um gostinho de jogo comprado na final da TR, tiveram uma verdadeira demonstração de futebol bem jogado e um clássico pra ficar na história. Parabéns ao Flamengo pelo seu Penta-tricampeonato, e, ao Botafogo, méritos por chegar a sua quarta decisão de carioca seguida, embora tenha batido na trave em três delas, contra o próprio Flamengo. Tirando alguns fatos isolados, a torcida também está de parabéns. 
    Aguardemos ansiosamente o ano 2010 para sabermos se vai dar outro Flamengo e Botafogo, ou se outros times irão entrar para decidir o título do campeonato mais charmoso do Brasil: o Campeonato Carioca.





Prima
Enviado por Prima em 03/05/2009
Código do texto: T1573979
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.