Galinha ou....

Na procura de certa proteção, todas as noites, os cachorros ficam soltos para que resguardem a casa e cuidem de que estranhos não tomem a liberdade de visitar-nos sem convite e fora de hora.

Uma noite dessas, os latidos invadiram a madrugada transformando o silêncio em alvoroço. O que fazer? Pensei em levantar, mas o bom senso ou o medo levara-me a manter a calma e ficar a espreita, esperando que tudo se acalmasse.

O dia mal clareara e eu, ansiosa me preparo para averiguar o que havia acontecido. Devagar abro a porta dos fundos: aquela que dá para a pequena área.... Ali nada de novo.... sigo em frente e me aproximo do quintal. Para meu espanto uma ave mais parecendo uma galinha esta morta no chão. Estranho!... Eu não tenho galinhas, minha casa é murada. De onde viera aquela “galinha preta” que, por certo, teria sido o motivo de todo aquele alarido durante a noite?

A empregada chega.

Assustada recua ao ver a ave morta.

_ Cruz Credo, que é isso?

_ Os cachorros pegaram durante a noite, respondo.

_ Mas como ela veio parar aqui?

_ Nem imagino. Talvez seja de algum vizinho que há esta hora estará dando falta da mesma.

_Galinha não voa, ou será que voa? E ainda é preta! Pondera minha ajudante, assustada.

Tenho vontade de rir, ao observar sua expressão desconfiada. Disfarço e procuro imaginar o ocorrido alegando que a mesma deve ter subido no muro e pulado para o nosso quintal. Diminuo assim a desconfiança reinante.

Ela pergunta:

_ O que fazer agora?

_ Embrulha e joga fora.

Com escrúpulo ela pega a ave enquanto observa que a mesma é bonita, e de penas longas.

Sorrindo pergunto:

_ Quer levar pra você?

_ Eu não como galinha preta. Parece de macumba.

Começo a rir e comento que ela só é preta por que não é branca ou amarela. Galinha só não é Galo.

Ela pensa... Embrulha a penosa e pergunta:

_ Posso levar para minha madrasta? Ela sabe depenar e limpar uma galinha, eu não sei.

Penso comigo: nem eu.....

Confirmo com a cabeça que ela pode levar à defunta.

Assim, em vez da lata de lixo, a ave é colocada no fundo da geladeira até o fim do expediente.

No dia seguinte... Indago:

_ Como é, fizeram a galinha?

_ Minha madrasta disse que não era galinha. Era um pacu.

_ Pacu!?..Mas Pacu é peixe.

_ Peixe!?... Só se tem Pacu peixe e Pacu ave. Ela tenta explicar

_ Acho que está havendo algum engano. Respondo, buscando em minhas lembranças algum nome parecido.

Mais tarde... O velho jardineiro surge no portão. Aproveito para perguntar sobre a misteriosa ave.

_ Ele, o jardineiro conhecedor da flora e da fauna da região, calmamente informa:

_Dona, aquilo era um Jacu, ave que só come fruta e não enxerga a noite. Acho que estão acabando, quase não os vejo mais por aqui.

Reflito:...Pronto, minha cachorra vai ser presa, matou uma ave em extinção.

**************************

Jacu, ave encontrada na América do Sul que se alimenta de folhas, frutos e sementes.

Assemelham-se às galinhas, mas vivem nas árvores, em bandos mais ou menos numerosos. Possuem cauda e corpo alongados, bico curto e um topete baixo, acompanhando o perfil da cabeça.

Lisyt
Enviado por Lisyt em 04/05/2009
Código do texto: T1576015