INTERNET, O BEM E O MAL

Vivemos a era digital, com certeza. A era da informação rápida, a um clique. Vivemos a comodidade de sabermos tudo que se passa no mundo, rápido e em tempo real. E boa parte de toda essa informação, advém da Internet. Sim, esse meio de comunicação que se proliferou em nossas vidas, talvez, desenfreadamente. Já repararam que tudo agora é Internet? Tudo se faz pela Internet, tudo sai na Internet, até casamentos acontecem pela Internet! E “descasamentos” também! Mas qual será o lado bom e o lado ruim de tudo isso? Fazemos amigos, conhecemos pessoas de lugares distantes e isso é bem legal. Por outro lado, a Internet acaba, ao mesmo tempo, nos distanciando da vida social, visto que hoje em dia muitas pessoas preferem ficar em casa em companhia apenas de seu computador, a sair casa e conhecer pessoas no mundo real.

Na internet encontramos os mais variados assuntos, desde receitas de bolo, à pesquisas científicas na área de Física Quântica, por exemplo. Podemos encontrar o sonho e o pesadelo. O bem e o mal...

Nossos filhos podem, através da Internet, ter acesso aos mais variados materiais para aprendizado, bibliotecas virtuais de inúmeros assuntos, um material enfim, riquíssimo. Mas também, podem ser alvo de abusos sexuais, pedofilia, pornografia infantil. É o paradoxo da Tecnologia para nossa evolução e também para nossa própria destruição. Vivemos em um mundo globalizado, claro, onde quem perde a informação de hoje, amanhã poderá estar fora do mercado. Vivemos em um momento que quem não conhece Orkut, MSN, ou não tem um e-mail, não está falando a mesma língua da imensa maioria das pessoas. Que momento é esse? Que mundo é esse? Pra onde será que estamos caminhando? Imagine-se leitor, sem seu computador, sem a Internet, sem seus e-mails! “Nossa, eu sem meus e-mails?! Acho que morreria!! “ É o que já ouvi por diversas vezes de muitas pessoas. É, nos tornamos totalmente dependentes dessa tal Tecnologia, dessa tal Internet. Existem muitas pessoas que têm um verdadeiro surto psicótico se ficarem um dia sem Internet.

Mas e agora? O que fazer? Não há mais como voltar atrás. Não há mais como voltar à era das máquinas de escrever, dos telégrafos, das cartas escritas à mão e enviadas pelos correios. Não há! O jeito é se conectar, se informatizar, entrar para a era digital. Ainda não fez tudo isso? Então corra amigo leitor, ou você corre sério risco de daqui a pouco ter que mudar de planeta!

-Crônica publicada no jornal VOZ DA TERRA, da cidade de Assis em 05 de Maio de 2009.