Mães com suas fortes fraquezas

“E por não se lembrar de acalantos, a pobre mulher me ninava cantando cantigas de cabaré”. Chico Buarque

Ícones de fortalezas há entre as mães lembradas no domingo. São exemplos, desafios ou motivos de frustração, pois mães as há de todas as formas, como flores, caminhos, montanhas e abismos.

Contrapondo-se ao machismo religioso, há forte corrente que diz ser Deus Mãe, devem estar certos se Deus for sinônimo de infinita bondade e paciência. Nem de todas, nesse caso, por conta da “infinita”....

Maria, a mãe de Jesus, é uma figura fascinante. Não importa se historicamente foi ou não assim, mas seu simbolismo é de uma didática de doação exemplar. Até que ponto estava ciente do que acontecia? Ou, simplesmente, acreditava e confiava, vendo o filho se entregar a teorias conspiratórias, na visão das autoridades civis e religiosas de então? Aceitava os delírios do filho, e os vizinhos diziam o quê? Dormia sem saber em que deserto ele andava, e com quem. Conhecia todos seus companheiros? Eram confiáveis? E se a caridade faltasse, o que comeriam? Onde recostaria sua cabeça longe de seu colo? E mais tarde, quando, criminoso, foi execrado e morto, o que pensou sua mente de pensamentos simples? E sua pequena alma, obrigada a engrandecer-se além, muito além do possível, como se oprimiu? E no fim, quem ficou para recolher suas lágrimas que salgaram Jerusalém, talvez para sempre?

Há mães remanso, com seus sorrisos, mesmo tristes, e há mães tempestade, que assustam, mas iluminam, e há mães rios, que levam, lavam, invadem, carregam e se misturam com o mar, como missão, e há mães árvore, imponentes, frias, mas que se enchem de passarinhos e, vez por outra, florescem para chamar as borboletas, e há mães vento, que refrescam e espalham.

E há as carentes, que se perdem em seu amor, as explosivas, as injustas que se arrependem e ficam sem saber o que fazer e as que amam tanto que sufocam e tantas e tantas mais, exatamente tantas quantas são as mulheres. Mães com suas fortes fraquezas, que acalantam, mesmo que só saibam cantigas de cabaré, porque o que acalanta é o amor, não a canção.