Arquivo Fotográficos - pequeno,  menino,   pés,  escadas.  fotosearch - busca  de fotos, imagens  e clipart

“Não desças os degraus do sonho/Para não despertar os monstros”.– Mário Quintana
  
 
Um degrau a mais - Os degraus acabam

 
Os degraus acabam.Aos pés da imagem do santo de devoção, nos joelhos feridos de um pagador de promessas; acabam nos sapatinhos envernizados da menina que se encanta com a escada rolante; numa manhã de sexta-feira, após uma aula exaustiva de step, numa academia de ginástica de classe média; acabam quando um jovem casal de namorados sobe o último degrau vê a cidade inteira de um pico turístico e decide enfrentar aquilo tudo juntos; de repente, os degraus acabam para a velhinha que perdeu o fôlego com sua sacola pesada de feira; os degraus acabam assim que a aeronave os recolhe e ouve-se a oração angustiada de um passageiro que vai tentar a vida em terras estrangeiras; nos passos trêmulos e emocionados da atriz que sobe ao tablado para receber o prêmio de melhor interpretação; depois que o menor abandonado, com fome, cheirou cola de sapateiro e dormiu no coreto da praça; acabam com a força das águas da chuva lá no Maranhão; após a diarista ter arriscado a própria vida limpando a enorme vidraça do apartamento da patroa no décimo segundo andar; os degraus acabam numa tarde ensolarada de outono, quando o pai, com o filho encarapitado em seus ombros, encontra os lugares na arquibancada para assistirem à final do campeonato de futebol; na coragem do bombeiro ao enfrentar as labaredas do incêndio no prédio de escritórios; para a moça que subiu as escadarias do convento e deixou um amor não-correspondido para trás; os degraus acabam diante do encantamento à sombra do Cristo Redentor.

A todo instante os degraus acabam.Em qualquer lugar eles acabam.
 
Contudo, enquanto muitos degraus acabam, outros tantos vão começando por aí.É gente subindo e descendo deles.E haverá, esporadicamente, um degrau a mais em nossa escada da vida.Há quem verá esse degrau extra como um milagre divino; há quem verá o mesmo degrau como um castigo.

A todo instante os degraus começam.Em qualquer lugar eles começam.


Este texto faz parte do V Desafio Recantista. Conheça os outros textos precedidos do título "UM DEGRAU A MAIS".

BOA LEITURA!


(Maria Fernandes Shu - 08 de maio de 2009)
Maria SHU
Enviado por Maria SHU em 08/05/2009
Reeditado em 20/05/2009
Código do texto: T1582563
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.