Primeiras Impressões


Manhã de sábado, céu límpido e ensolarado. Acordei cedinho e a clássica visitinha matinal ao fórum do RL. Postei meus poemas no tópico Poesia on line e depois fui tomar banho e um café.
Mardilê há tempos tem me convidado para as reuniões da Alvales*. Hoje, resolvi ir a uma delas.
Acontecem no espaço Albano Hartz, no centro de Novo Hamburgo/RS. Lá cheguei meio desconfiada, pois por mais incrível que pareça, sou tímida.
Antes de entrar na sala, passei por um salão, onde havia obras de artes penduradas nas paredes. Meus olhos faiscaram ante as imagens dos antigos casarões da cidade, ali retratados.
Reconheci alguns, pois eles ficam em Lomba Grande, localidade onde moro. A casa paroquial evangélica, a casa da falecida Deta, o casarão onde morava Dona vera e seu Ari... Lembranças de outros tempos de Lomba Grande...
Entrei na sala e vi três senhoras simpáticas. Pedi para ir à toalete e retornando, sentei-me à mesa.
Começaram a chegar mais e mais senhoras simpáticas... Todas muito bem vestidas, com seus cabelos arrumados como se fossem a uma festa... E eu, calça jeans, camiseta, tênis e Bolsenise** a tiracolo... Estava sentindo-me o verdadeiro patinho feio em meio a elas.
Nisso, chega Mardilê, com seu sorriso franco e amigo. Senti-me um pouco mais em casa.
Olhando ao meu redor, percebi que as senhoras simpáticas já passavam dos sessenta anos, mas todas muito jovens de espírito, alegres e comunicativas.
Eu estava “sentindo-me “ A menininha de 50 aninhos entre elas... Até que chegou um rapazinho, que pela aparência pensei ter entre 18 e 20 anos (depois descobri que tem 27 anos). É um contista muito bom e publica seus trabalhos no RL.
No transcorrer da reunião, eu fui-me “soltando”... Soltei-me até demais,quando uma das simpáticas senhoras, assustou-se, quando falei que os homens iam encontrar as mulheres no inferno... Creio que ela seja uma católica fervorosa e não esteja acostumada com minha maneira desregrada de falar. Tive que explicar à senhorinha, que costumo falar por metáforas e assim tentei amenizar a situação. Imagina a impressão que ela ficaria de mim...
Muito interessante, a senhora presidente, uma mulher bonita e bem disposta. Pelo visto, é das minhas!Gosta de ação e não leva desaforos para casa, mas sabe engolir um sapo, quando a situação lhe convém.
Como é meu hábito, falei demais, quer dizer... Muito!Avisei à senhora presidenta de que é preciso mandar-me calar a boca e ela mandou. Gostei disso!
Pelas primeiras impressões, eu gostei. Voltarei à próxima reunião, se as senhoras simpáticas não me expulsarem antes... (porque sou muito metida em tudo)... Espero que elas, também, tenham gostado de mim!

Denise Severgnini

*Alvales – Academia literária do vale do rio dos Sinos
** Bolsenise – bolsa de tecido de algodão da Denise

PS: Estou publicando como crônica, pois não sei em que categoria este texto enquadra-se.